domingo, 27 de outubro de 2013

Guardas resgatam filhote de gavião na Barra da Tijuca


 
Guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) resgataram um filhote de gavião carcará, na manhã deste domingo (20), após solicitação da Central 1746, da Prefeitura do Rio. O chamado foi feito pelo morador de um edifício, que fica localizado na Rua Alfredo Ceschiatti, na Barra da Tijuca.  A ave de grande porte pousou na varanda do apartamento do cidadão e estava com dificuldades de alçar voo. 
Durante o resgate, o filhote conseguiu chegar até o térreo do condomínio. Mesmo assim, permaneceu com dificuldades de  voar e foi encaminhado pelos agentes para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres da Universidade de Estácio de Sá, localizado em Vargem Pequena, para receber atendimento veterinário e ser reinserido no seu habitat natural.

O gavião carcará é uma ave típica do Brasil, mas também pode ser encontrado em variados ecossistemas e extensões geográficas, da Argentina aos Estados Unidos. É considerado um oportunista por se alimentar de insetos, anfíbios, roedores e outras presas fáceis em geral.