segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Espaço Motor

João Mendes
 
 
VOLKSWAGEN GOLF SÉTIMA GERAÇÃO
 


 
A Volkswagen produz no Brasil o campeão de vendas, o Gol, que é um carro compacto, mas na Alemanha a turma gosta de carros maiores e o seu grande sucesso é o Golf que chegou na sua sétima geração enquanto o Brasil ainda comercializa o modelo da quarta geração, que recebeu alterações no estilo e passou a ser chamado de quarta geração e meia. O modelo atualmente é produzido na fábrica do Paraná mas a Volkswagen resolveu atualizar o modelo e lança agora a sétima geração que chegou na Europa a apenas 10 meses. A novidade será importada da Alemanha e assim vem co m tecnologia de ponta, com equipamentos sofisticados, os mesmos que estão disponíveis para os Europeus e que estão fazendo o maior sucesso. A primeira coisa que a ser percebida é o sistema star/stop. Quando se dá uma parada, pode ser num sinal fechado ou em qualquer lugar, em 3 segundos o carro desliga sozinho e ao voltar a acelerar ou ao soltar o pé do freio, no caso do câmbio automático, o motor liga automaticamente, e bem rápido, economizando o combustível que seria utilizado no tempo parado, isso no final de um engarrafamento faz uma diferença, e no final do mês seu bolso vai agradecer. Além disso a Volkswagen diminuiu o peso do carro em aproximadamente 100 Kg, em relação a versão anterior, e isso também ajuda nos números finais de consumo. As novidades são muitas, duas motorizações, 1.4 TSi ( turbo comprimida com injeção direta ) de 140 cavalos, espertíssimo, e 2.0 TSi de 220 cavalos, um foguete. Para as duas opções tem o câmbio manual de 6 marchas e no 1.4, opcionalmente tem o automático DSG de 7 marchas enquanto que no 2.0, é o automático DSG de 6 marchas que esta disponível.
  
 
 Na segurança são 7 air bags de série em todas as versões ( 2 frontais, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 para os joelhos do motorista ), freios ABS com EBD e BAD, mais EDS ( bloqueio eletrônico do diferencial), XDS (controle de tração que atua nas curvas rápida) e o ACC (Adaptive Cruise Control) que acelera e freia o carro sozinho mantendo a velocidade programada e uma distância segura do carro que vai na frente, sistema muito eficiente que acaba com aquelas batidas na traseira por distração do motorista. Destaque também para o DLA ( Dynamic Light Assist ) que busca a condição ideal de iluminação, no entardecer ou no escuro, acendendo ou apagando faróis auxiliares e acionando o farol alto ou baixo de forma a não ofuscar quem vem em sentido contrário. Tem também o Park Assit 2.0 que auxilia a colocar o carro na vaga, equipamento exclusivo no segmento. A versão de entrada é a Highline, 1.4, com câmbio manual, que custa R$67.990. Com o câmbio automático passa para R$74.990 e a versão mais cara é a GTI, lançada na Europa julho deste ano, que custa R$94.990 e pode passar de R$120.000 colocando todos os opcionais. O GTI ficou muito bonito e passa a ser um objeto de desejo porque, com 220 cavalos no motor, rodas de 17” e interior diferenciado, vai dar muito prazer a quem for dirigi-lo e eu fiz isso numa das pistas da ADAC, maior clube de automobilistas da Alemanha, e confesso que ó motor é um espetáculo e as reações do carro nas curvas transmitem segurança a quem esta no volante e se errar alguma coisa, os sistemas de segurança entram em ação e consertam a trajetória do carro. O Volkswagen Golf já esta em exposição em algumas revendas da marca e você pode agendar um teste drive. Para mostra o carro também serão realizados alguns eventos em autódromos pelo Brasil.

VOLKSWAGEN AUTOSTADT

A Volkswagen tem junto de sua fábrica em Wolfsburg um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de automóveis, seu nome Autostadt. Além de um museu com carros de várias marcas, que marcaram suas épocas, vários pavilhões mostram as diversas marcas do grupo e com muita interação o visitante recebe informações sobre os cuidados na preservação com o meio ambiente e aprende muito sobre as novas tecnologias. Vale a visita.

PASSEANDO EM BERLIM

De passagem por Berlim, na Alemanha, mais uma vez observei como é possível conviverem de forma pacífica ciclistas e motoristas. Já havia verificado isso em muitas outras cidades da Europa, e agora, de passagem na Alemanha, foi a vez de Berlim me chamar a atenção. Os moradores locais e turistas de todas as partes do mundo usam os muitos Quilômetros de ciclovias ou até calçadas, com muita educação. Por outro lado os motoristas também são obrigados a terem atenção redobrada com as bicicletas, principalmente nas conversões a direita, quando cruzam as ciclovias. Com um povo educado e que não anda em velocidade exagerada isso é possível. Outro detalhe, bicicletas são alugadas por aproximados R$15,00, a diária, para turistas conhecerem a cidade mas devido ao tempo frio só recomendo isso no verão.
 
SALÃO DE FRANKFURT

Na próxima edição eu comento o Salão de Frankfurt na Alemanha. É a maior mostra de veículos do mundo que acontece sempre nos anos ímpares. Ela mostra as tendências da indústria e sempre traz novidades surpreendentes.