VOLKSWAGEN GOLF SÉTIMA GERAÇÃO
A Volkswagen produz
no Brasil o campeão de vendas, o Gol, que é um carro compacto, mas na Alemanha
a turma gosta de carros maiores e o seu grande sucesso é o Golf que chegou na
sua sétima geração enquanto o Brasil ainda comercializa o modelo da quarta
geração, que recebeu alterações no estilo e passou a ser chamado de quarta
geração e meia. O modelo atualmente é produzido na fábrica do Paraná mas a
Volkswagen resolveu atualizar o modelo e lança agora a sétima geração que
chegou na Europa a apenas 10 meses. A novidade será importada da Alemanha e
assim vem co m tecnologia de ponta, com equipamentos sofisticados, os mesmos
que estão disponíveis para os Europeus e que estão fazendo o maior sucesso. A
primeira coisa que a ser percebida é o sistema star/stop. Quando se dá uma
parada, pode ser num sinal fechado ou em qualquer lugar, em 3 segundos o carro
desliga sozinho e ao voltar a acelerar ou ao soltar o pé do freio, no caso do câmbio
automático, o motor liga automaticamente, e bem rápido, economizando o
combustível que seria utilizado no tempo parado, isso no final de um
engarrafamento faz uma diferença, e no final do mês seu bolso vai agradecer.
Além disso a Volkswagen diminuiu o peso do carro em aproximadamente 100 Kg, em
relação a versão anterior, e isso também ajuda nos números finais de consumo.
As novidades são muitas, duas motorizações, 1.4 TSi ( turbo comprimida com
injeção direta ) de 140 cavalos, espertíssimo, e 2.0 TSi de 220 cavalos, um
foguete. Para as duas opções tem o câmbio manual de 6 marchas e no 1.4,
opcionalmente tem o automático DSG de 7 marchas enquanto que no 2.0, é o
automático DSG de 6 marchas que esta disponível.
Na segurança são 7
air bags de série em todas as versões ( 2 frontais, 2 laterais, 2 do tipo
cortina e 1 para os joelhos do motorista ), freios ABS com EBD e BAD, mais EDS
( bloqueio eletrônico do diferencial), XDS (controle de tração que atua nas
curvas rápida) e o ACC (Adaptive Cruise Control) que acelera e freia o carro
sozinho mantendo a velocidade programada e uma distância segura do carro que
vai na frente, sistema muito eficiente que acaba com aquelas batidas na
traseira por distração do motorista. Destaque também para o DLA ( Dynamic Light
Assist ) que busca a condição ideal de iluminação, no entardecer ou no escuro,
acendendo ou apagando faróis auxiliares e acionando o farol alto ou baixo de
forma a não ofuscar quem vem em sentido contrário. Tem também o Park Assit 2.0
que auxilia a colocar o carro na vaga, equipamento exclusivo no segmento. A
versão de entrada é a Highline, 1.4, com câmbio manual, que custa R$67.990. Com
o câmbio automático passa para R$74.990 e a versão mais cara é a GTI, lançada
na Europa julho deste ano, que custa R$94.990 e pode passar de R$120.000
colocando todos os opcionais. O GTI ficou muito bonito e passa a ser um objeto
de desejo porque, com 220 cavalos no motor, rodas de 17” e interior
diferenciado, vai dar muito prazer a quem for dirigi-lo e eu fiz isso numa das pistas
da ADAC, maior clube de automobilistas da Alemanha, e confesso que ó motor é um
espetáculo e as reações do carro nas curvas transmitem segurança a quem esta no
volante e se errar alguma coisa, os sistemas de segurança entram em ação e
consertam a trajetória do carro. O Volkswagen Golf já esta em exposição em
algumas revendas da marca e você pode agendar um teste drive. Para mostra o
carro também serão realizados alguns eventos em autódromos pelo Brasil.
VOLKSWAGEN
AUTOSTADT
A Volkswagen tem
junto de sua fábrica em Wolfsburg um verdadeiro parque de diversões para quem
gosta de automóveis, seu nome Autostadt. Além de um museu com carros de várias
marcas, que marcaram suas épocas, vários pavilhões mostram as diversas marcas
do grupo e com muita interação o visitante recebe informações sobre os cuidados
na preservação com o meio ambiente e aprende muito sobre as novas tecnologias.
Vale a visita.
PASSEANDO EM
BERLIM
De passagem por
Berlim, na Alemanha, mais uma vez observei como é possível conviverem de forma
pacífica ciclistas e motoristas. Já havia verificado isso em muitas outras
cidades da Europa, e agora, de passagem na Alemanha, foi a vez de Berlim me
chamar a atenção. Os moradores locais e turistas de todas as partes do mundo
usam os muitos Quilômetros de ciclovias ou até calçadas, com muita educação.
Por outro lado os motoristas também são obrigados a terem atenção redobrada com
as bicicletas, principalmente nas conversões a direita, quando cruzam as
ciclovias. Com um povo educado e que não anda em velocidade exagerada isso é
possível. Outro detalhe, bicicletas são alugadas por aproximados R$15,00, a
diária, para turistas conhecerem a cidade mas devido ao tempo frio só recomendo
isso no verão.
SALÃO DE FRANKFURT
Na próxima edição eu
comento o Salão de Frankfurt na Alemanha. É a maior mostra de veículos do mundo
que acontece sempre nos anos ímpares. Ela mostra as tendências da indústria e
sempre traz novidades surpreendentes.