quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Mobilidade Urbana: Um Sonho dos Moradores da Barra

Barra da Tijuca sempre foi sinônimo de qualidade de vida. Porém o que somente os frequentadores do bairro sabem, é que o trânsito não coopera na hora de se locomover pela região. E explicações não faltam: excesso de carros, acidentes, alta quantidade de turistas ou as constantes obras que acontecem na localidade. O que não falta são motivos para atrair os cariocas à Zona Oeste, mas como fugir dos engarrafamentos?

TRANSPORTES ALTERNATIVOS: UMA SOLUÇÃO QUE DÁ CERTO
 
 
Em função dos próximos eventos que a cidade do Rio de Janeiro receberá nos próximos anos, algumas mudanças têm sido executadas no trânsito da Barra para evitar os engarrafamentos. Uma delas é a construção da Linha 4 do metrô, com previsão de término para dezembro de 2015, ela promete transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora.
Outra inovação no trânsito da área são os BRT’s (Bus Rapid Transit – sigla em inglês), que completaram recentemente  um ano de funcionamento. O projeto consiste em um corredor de faixa exclusiva para ônibus e que no Rio, liga a Barra da Tijuca à Santa Cruz e Campo Grande. O projeto está na sua primeira fase e possui atualmente 56km de extensão, a previsão é que até 2016 a segunda fase do projeto (com a inclusão de 7km) seja concluída.
Enquanto o morador da Zona Oeste aguarda as obras do metrô que vão desafogar o trânsito do local, os entregadores da área serão os que mais ganharão com estas alterações. Serviços de delivery que trabalham em função da rapidez na entrega e nem sempre podem contar com um trânsito livre são os que mais sofrem atualmente. “Perder muito tempo no trânsito parece obrigação de todo morador do Rio. Aqui na Barra, algumas entregas podem ser realizadas com os motoboys, que encontram brechas no trânsito, mas quando a entrega exige o uso do carro, levamos quase o dobro de tempo” – comenta Eduardo Marinho, sócio do Barra Ice, empresa especializada em logística e entregas de água, carvão, cerveja e gelo.
De acordo com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran/RJ) hoje existem 2,57 milhões de veículos, sendo 1,9 milhão de automóveis. O crescimento médio é de 4%, e ao que tudo indica, em 2016 a frota será de quase 3 milhões de veículos, um para cada dois habitantes.