Os veículos seminovos costumam ser opção de quem quer trocar de carro. Alguns consumidores preferem um automóvel usado recheado de itens de conforto e segurança pelo mesmo preço de um carro sem uso. Mas o que pode ser um bom negócio, também pode se tornar uma dor de cabeça para quem não tomar cuidado na hora da compra.
Para os pouco entendidos de mecânica, existe o receio de deixar passar algum problema mais grave, causando um investimento não desejado bem maior do que o calculado. “É importante examinar o veículo sempre à luz do sol. A falta de luzes em algumas lojas pode mascarar algum defeito perceptível a olho nu”, explica Hélio Aveiro, vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF).
Muitos problemas no motor podem ser detectados por os mais atentos. Ouvir ferro batendo em ferro, por exemplo, pode ser problemas em válvulas ou bielas. “Carros a álcool, gasolina ou flex não podem fazer o mesmo barulho de um motor a diesel. Isso pode indicar algum problema no motor”, atenta Aveiro. Deve-se, também, verificar o barulho do motor em marcha lenta: os ruídos não podem oscilar.
Ao acelerar o motor, a fumaça preta pode indicar que o motor está desregulado. Já a fumaça branca é normal, principalmente em motores a álcool em dias frios. Mas se a fumaça que sair do escapamento tiver tom azulada, isso pode exigir uma retífica maior do motor. “É importante verificar as condições do propulsor dos veículos. Existem alguns modelos em que uma retífica pode chegar muito perto da metade do valor de mercado do veículo”, recomenda o vice-presidente.
Na hora de analisar a lataria, é importante observar o tom da tinta. Diferenças de cor entre peças podem indicar que o veículo foi batido. “Na hora de retocar uma peça, se o serviço for mal feito, pode haver uma diferença de tons. É importante, também, dar batidas com a própria mão nas peças que acreditam que tenham sido pintadas. A diferença de ruído pode indicar o uso de massa plástica na peça”, observa Aveiro. Além disso, podem surgir pontos de ferrugem na lataria de veículos que tenham tido algum reparo mal feito.
Confira mais dicas para fazer uma boa compra:
• Desconfie de farol mais novo em apenas um lado. Por economia, o dono pode ter trocado apenas a peça quebrada;
• Não compre o carro em um dia de chuva. As gotas d'água podem mascarar ondulações da lataria;
• Volante muito gasto pode comprovar a alteração da quilometragem no painel do veículo – o hodômetro;
• São obrigatórios no veículo e devem estar em perfeito estado: extintor de incêndio; macaco; triângulo de sinalização;
chave de roda; cinto de segurança e estepe;
• Consulte o Detran para saber se há débitos de multas ou de IPVA pendentes, pois na transferência essas dívidas devem ser pagas pelo novo proprietário.