sábado, 2 de março de 2013

Mais uma Estação do BRT Transoeste



A Prefeitura do Rio, por meio das secretarias municipais de Obras e Transportes, deu início nessa sexta feira, dia 1º de março, ao funcionamento de mais uma estação do BRT Transoeste na Avenida das Américas, no Recreio do Bandeirantes, entre as estações Recreio Shopping e Notre Dame, na Zona Oeste da cidade. A nova estação, Recanto das Garças, será atendida pelo BRT Transoeste na linha Pingo d´Água-Alvorada (Parador), que funcionará diariamente das 05h à 01h.

A Avenida Cesário de Melo tem um corredor central exclusivo para ônibus e segregado do tráfego geral, com estações de embarque. Todas as estações aceitam o Bilhete Único Carioca e RioCard. Até o momento, 42 estações do corredor expresso já estão disponíveis aos usuários.

Uma outra etapa de obras – em andamento e com entrega prevista para o primeiro semestre deste ano - abrange 11 quilômetros e mais 14 estações, chegando até Campo Grande. Neste percurso, a Secretaria Municipal de Obras trabalhou duplicando o trecho de um quilômetro entre o cemitério de Campo Grande e o viaduto Alim Pedro. Também estão sendo feitas readequações no centro do bairro para receber o sistema BRT, com obras para alterações geométricas e na circulação viária.

SOBRE A TRANSOESTE

Primeiro BRT da cidade, a Transoeste liga a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz de maneira ágil e confortável, beneficiando cerca de 220 mil pessoas por dia. Totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, o corredor terá 56 quilômetros de extensão e 64 estações. Com a entrega das obras até Paciência, a Transoeste passa a ter 44,5 quilômetros já em funcionamento. Em operação no trecho Barra x Santa Cruz desde junho, o investimento da prefeitura na implantação do corredor é de R$ 900 milhões.

Ao longo do traçado da Transoeste, a Secretaria Municipal de Obras construiu o túnel José Alencar, perfurado na Serra da Grota Funda, o mais moderno e seguro do Rio, ligando o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba. Com 1.100 metros de extensão em cada sentido, o túnel é a principal estrutura do projeto e uma das maiores intervenções urbanísticas da cidade, sendo a primeira ligação entre as baixadas de Jacarepaguá e Guaratiba.

O itinerário dos ligeirões da Transoeste entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz conta ainda com seis viadutos e quatro pontes. Nesta extensão foi escavado 1,3 milhão de metros cúbicos, equivalente a 97 mil caminhões e utilizados 1,2 milhão de metros cúbicos de aterro compactado, correspondente a 91 mil caminhões. A somatória destes dois volumes equivale ao estádio do Maracanã. Além disso, foram usadas 1.1179 toneladas de estrutura de aço para construir as estações de BRT e 181.170 toneladas de asfalto para pavimentação.

Nas vias exclusivas, os ônibus articulados – com ar-condicionado e capacidade para 140 passageiros - trafegam livres de congestionamentos, o que encurta pela metade o tempo de viagem de quem faz diariamente o trajeto entre os bairros. O Terminal Alvorada, ponto de integração com o BRT Transcarioca (Barra–Galeão), foi remodelado e opera desde junho com os ligeirões da Transoeste. O terminal segue em obras no trecho que atenderá futuramente à Transcarioca. Além da ligação dos corredores expressos, o terminal vai receber todo o transporte de ônibus da Zona Oeste.

SOBRE O BRT

Criado em Curitiba e exportado para diversas cidades, tais como Bogotá, Pequim e Johanesburgo, o BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em vias segregadas e por isso operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum.

O embarque de passageiros se dá em estações com plataformas compatíveis com o piso dos veículos, reduzindo o tempo de embarque e os bilhetes são vendidos antecipadamente. O tempo de espera do usuário nas estações é muito curto, de um minuto a um minuto e meio, proporcionando intervalos menores entre os ônibus.

Os veículos foram projetados para não abrirem as portas fora das estações. Os sinais de trânsito ao longo do percurso ganharam tecnologia que detecta a aproximação dos ligeirões, de forma a retardar o fechamento ou antecipar a abertura.

Os investimentos da Prefeitura do Rio em mobilidade urbana incluem ainda os BRTs Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil, ligando toda a cidade através de corredores exclusivos para ônibus articulados.