segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

“Onda Limpa” da Comlurb é sucesso no Pontal


     Fotos: Eduardo Senges

A campanha “Onda Limpa” encontrou com o pessoal do Rio Eu Amo, Eu Cuido na praia do Pontal, no Recreio e uniram esforços para conscientizar os banhistas da importância de manter as praias limpas. Com a presença do sub prefeito da Barra e Jacarepaguá, Thiago Mohamed, de Joaquim Monteiro, do Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, de voluntários, do gari Renato Sorriso e do grupo Chegando de Surpresa da Comlurb, a ação de conscientização foi um enorme sucesso. Os banhistas aprovaram a idéia e participaram de todas as formas, apoiando os agentes e garis da Comlurb. As crianças foram o ponto forte durante toda a manhã, brincando e dançando com o SuperGari, personagem da Comlurb. Renato Sorriso, como sempre, foi um show à parte. Com sua simpatia e samba no pé, conquistou a todos e orientou sobre como manter a praia limpa. Tarefa fácil, basta descartar o lixo nas lixeiras. A importância da conscientização de todos fica evidente no dia seguinte. A Comlurb dimininui em mais de duas horas o trabalho de limpeza, podendo direcionar os garis para outros serviços necessários.
O Onda Limpa, em sua quarta edição, tem o objetivo de convocar os banhistas a se reeducarem e resolverem juntos o problema do despejo irregular de lixo na cidade. A Comlurb, empresa vinculada à Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, promove nas praias do Rio durante o verão 2013 uma nova edição do projeto “Onda Limpa”. O tema dessa quarta campanha é “O Rio é só beleza. Sem lixo é claro”. A intenção é que a campanha educativa reforce a informação sobre as responsabilidades do cidadão com a limpeza da cidade. O “Onda Limpa 4” iniciou na sexta, dia 18, no Arpoador. No sábado esteve no Piscinão de Ramos e no domingo ao Pontal, no Recreio.

As atividades do “Onda Limpa 4” incluem shows do gari passista Renato Sorriso e do grupo de garis cantores Chegando de Surpresa, com a participação do personagem Super Gari, promovendo muito samba, atividades lúdicas e teatrais. As crianças são convidadas a participar de brincadeiras educativas nas tendas do evento e são distribuídos brindes, como squeeze, chaveiro, saco de lixo e saco de lixo para carro. Próximos às tendas, garis estarão circulando com o Chegando e com o Sorriso chamando a atenção de quem tiver jogando lixo no chão com um apitaço e placas que sinalizam que há lixo na areia.

O projeto, representado pelo personagem Super Gari, estará exposto em cartazes nos mobiliários urbanos divulgando a campanha. As peças poderão ser vistas nos Cucas Frescas e displays dos calçadões, nos painéis da Linha Amarela e em 5.000 ônibus, além da divulgação online em redes sociais, como no twitter e Facebook da Companhia. Animações poderão ser conferidas em sites de vídeo da Internet, além de serem exibidas no site da Comlurb e nos comerciais de TVs parceiras, como Multirio, TV Band, TV Câmara e TV ALERJ.

A Campanha conta com o apoio da Ciclus, CS Brasil, ETC, Novo Gramacho, RioÔnibus e LAMSA.