O Troféu AIB de Imprensa premiou os profissionais que mais se destacaram em 2012 A cerimônia foi realizada no Hotel Sheraton Barra e contou com a participação de personalidades e autoridades
Por Joici Souza
Foi realizada na noite de quinta-feira, dia 6 de dezembro, no Hotel Sheraton, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, a entrega da 8ª edição do Troféu AIB de Imprensa. Na ocasião foram conhecidos os grandes vencedores através de votação popular, realizada pelo site do Portal Aib News, e que estavam em sigilo através de envelopes lacrados.
A premiação, que teve como mestre de cerimônia a jornalista Letícia Levy, foi aberta pelo presidente da Associação de Imprensa da Barra da Tijuca – AIB, Manuel Lopes, que fez questão de agradecer a todos que contribuem diariamente para o trabalho desenvolvido pela instituição, como os diretores, associados e colaboradores. Lopes também expressou o seu pesar sobre a morte do arquiteto Oscar Niemeyer que faleceu na noite de quarta-feira (4/12) no Rio de Janeiro, e pediu que todos fizessem um minuto de silêncio.
Os primeiros a receberem o troféu foram os destaques do ano, o prêmio foi dado para aqueles que se sobressaíram em sua área de atuação, como o ator, escritor e humorista Anselmo Vasconcellos, no ar, no programa de humor ‘Zorra Total’ da Rede Globo. Vasconcellos contou que se sentiu emocionado ao ser lembrado na premiação: “Eu só quero agradecer a todos os presentes e dizer que estou surpreso dessa associação ter tido a sensibilidade de reconhecer esse trabalho, pois a comédia faz parte da vida das pessoas, o ator comediante é o médico da alma”, falou ele. O troféu foi entregue pelo produtor Samuel Petroti.
Manuel Lopes e Anselmo Vasconcellos
Seguindo essa mesma linha de humor, também recebeu o prêmio o humorista Antônio Pedro Tabet do site Kibe Loco, ele foi acompanhando da sua colega de trabalho Raquel Novais. Em seu discurso, Tabet reforçou o poder que a internet tem atualmente, prova disso são os milhares de acessos recebidos pelo site. O subprefeito da Barra da Tijuca, Tiago Mohamed, foi quem entregou o troféu.
Marcello Novaes
Outro que se destacou em 2012 no segmento de mídia impressa regional foi o suplemento Globo Barra, que foi representado pelo seu editor-chefe Mário Toledo, o troféu foi entregue pelo presidente da AIB Manuel Lopes. Toledo falou da trajetória do caderno: “O Globo Barra completou em 2012 30 anos de existência e fico muito feliz de receber esse prêmio justamente nessa ocasião, quando ele começou a circular não havia internet e nem celular, tudo era o contato com o morador, e é isso que tentamos sempre fazer”, explicou ele.
A TV Record também foi homenageada pela cobertura das Olimpíadas de Londres, quem recebeu o troféu foi a coordenadora de marketing da empresa, Lica Mayer, e quem entregou foi o jornalista Jorge Saldanha da Fenai.
Outro homenageado da noite foi o jornal Cidade da Barra, fundado pelo jornalista Afonso Campuzano, que também foi o responsável pela criação da Associação de Imprensa da Barra. Campuzano agradeceu os seus colaboradores e elogiou o trabalho do atual presidente da AIB. Ele também ofereceu o prêmio para outras publicações locais, o Guia Utilitá da empresária Daniela Andrade e também para o jornal Tipo Carioca da editora Kátia Lancelotti.
![]() |
Manuel Lopes presidente da AIB, entrega o prêmio a Afonso Campuzano Martinez presidente do Cidade da Barra |
Os grandes vencedores da noite
A primeira categoria a ser conhecido o vencedor foi a de melhor revista de informação, quem levou o troféu foi a Revista Isto é, o resultado foi anunciado pelo secretário da Casa Civil, Pedro Paulo. A segunda categoria foi a de melhor radialista que teve como vencedor o locutor Tino Júnior, da Rádio Beat 98, quem entregou o prêmio foi o presidente do Barralerta, Kléber Machado. Tino dedicou o troféu a todos os funcionários da rádio.
O título de melhor programa de entretenimento, anunciado pelo superintendente da Caixa, Arnaldo Melo, ficou com o Melhor do Brasil, da Rede Record. O troféu foi recebido pelo jornalista Fábio Ramalho que representou o apresentador Rodrigo Faro. Ramalho dividiu o prêmio com toda a equipe e chamou ao palco a diretora artística da Rede Record Rio, Vanessa Andrade.
A Record também levou para a casa o troféu de Melhor Programa de Variedades pelo Hoje em Dia, o anúncio foi feito por Manuel Lopes. O programa foi representado pela diretora artística da Rede Record Rio, Vanessa Andrade.
Na categoria melhor fotojonalista, quem levou o troféu foi o fotógrafo do jornal O Globo, Marco Antônio Teixeira que o dedicou ao pai e agradeceu a toda sua família. O troféu foi entregue pelo diretor de marketing da Carvalho Hosken, Ricardo Corrêa.
A última categoria da noite foi a de melhor apresentador de telejornal que teve como grande vencedor o jornalista Wagner Montes do programa Balanço Geral da Rede Record. O apresentador foi representado pela assessora de imprensa da empresa, Renata Granchi, que falou o bordão que o consagrou na TV: “escracha”.
A noite terminou com o sorteio de diversos prêmios para os participantes.
Vencedores:
Melhor Revista De Informação: Revista Isto é
Melhor Radialista: Tino Júnior (Beat 98)
Melhor Programa de Entretenimento: Melhor do Brasil (Record)
Programa de Variedades: Hoje em Dia (Record)
Melhor Fotojonalismo: Marco Antônio Teixeira (O Globo)
Melhor Apresentador de Telejornal: Wagner Montes (Record)