terça-feira, 6 de novembro de 2012

Caminhões e veículos de carga são multados no primeiro dia de operação



A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, com a CET-Rio e a Guarda Municipal, iniciou, hoje ,operação especial com foco na fiscalização do tráfego de veículos de transporte de cargas nas vias onde há restrições de circulação aos mesmos e, multou 1573 veículos de carga.

BALANÇO:

Das 6 às 10 h , horário da restrição, foram registradas 562 infrações , artigo 187, do Código de Trânsito Brasileiro, de transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente. Isso corresponde a uma infração infração média, cerca de R$ 85,00 com perda de 4 pontos na carteira.

15 veículos foram removidos por falta de documentação ou conduzindo pessoas dentro do baú. Corresponde a uma infração gravíssima, com multa de de R$ 191,54, com perda de 7 pontos na carteira.

15 documentos foram acautelados por estarem vencidos e 811 multas foram aplicadas pelos equipamentos eletrônicos

A circulação de caminhões, bem como carga e descarga, são proibidas nos períodos compreendidos entre 06 às 10 h e 17 e 20 h, de segunda a sexta-feira, no polígono delimitado pelo Decreto 29.231 de 24/04/2008, conforme mapa e relação em anexo.


Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal atuaram em 25 pontos de bloqueio e, em alguns locais, foi feita uma vistoria para conferência da carga transportada. Além disso, 28 equipamentos de fiscalização eletrônica também registraram as infrações por desrespeito às regras de restrição de circulação de caminhões. Painéis de mensagens reforçaram a operação.

O Secretário Municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, participou da operação que tem como objetivos disciplinar a operação de carga e descarga na cidade e de reduzir o impacto que os veículos de maior porte, como os caminhões, causam no trânsito.

O Secretário informou, ainda, que "a operação será contínua garantindo, assim, a fluidez do trânsito nos horários em que grande parte da população está se deslocando para seus locais de trabalho ou para as suas residências".

Na parte da tarde serão realizadas novas operações em locais distintos da cidade garantindo a fluidez do trânsito na volta pra casa.