Prefeito visitou hoje as três escolas municipais com melhor desempenho no IDEB
Quase quatro anos depois do fim da aprovação automática, decretada no dia 1º de janeiro de 2009, as escolas da prefeitura avançam no IDEB e colocam o Rio entre as cinco melhores capitais do país no Ensino Fundamental. O salto de qualidade comprovado pelo resultado divulgado esta semana pelo governo federal foi possível graças ao fim da aprovação automática e à implantação de programas para a melhoria do ensino municipal, como reforço escolar e a criação das Escolas do Amanhã.
O Rio de Janeiro alcançou o índice de 5,4 e está em 4º lugar no ranking nacional das escolas dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano). Com nota 4,4, a cidade ficou em 5º lugar nos Anos Finais (6° ao 9° Ano), o que representa um crescimento de 22% em relação ao último IDEB, de 2009, quando o Rio figurava em 9º lugar com 3,6.
Além da melhoria na posição no ranking geral, a rede municipal de ensino do Rio de Janeiro ainda se sobressaiu no ranking individual e tem hoje duas escolas entre as melhores do país. Com IDEB de 8,5, o Ciep Glauber Rocha, na Pavuna, aparece como a terceira melhor unidade de ensino municipal do Brasil para o primeiro segmento do ensino fundamental. O Ciep Pablo Neruda, na Taquara, teve uma melhora de 15% no seu rendimento, pulando de 6,7 para 8,3 este ano, alcançando a quinta colocação entre as melhores escolas do Brasil. Já a Escola Roberto Burle Marx, em Curicica, é a quarta melhor colocada do país nos Anos Finais.
Hoje, o prefeito Eduardo Paes visitou as três escolas municipais com melhor desempenho no Ideb para cumprimentar professores e diretores. Ele foi acompanhado da secretária municipal de Educação, Claudia Costin, da Coordenadora da 7ª CRE, Ignesita Monteiro Dantas, e do subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, durante a visita ao Ciep Pablo Neruda e Escola Roberto Burle Marx.
Entre as melhores escolas municipais da área da Barra da Tijuca e Jacarepaguá estão: o Ciep Pablo Neruda, na Taquara, o 1º lugar da 7ª CRE, 2º melhor na rede municipal e o 5º melhor do Brasil no primeiro segmento de 1º ao 5º ano. E a Escola Municipal Didia Machado Fortes, na Barra da Tijuca, que é o 8º da rede municipal.
Já no segmento de 6º ao 9º ano, a Escola Municipal Roberto Burle Marx, Curicica, ficou em 1º lugar na rede municipal e a 4ª melhor do Brasil. Tem ainda a Escola Municipal Francis Himes, em Jacarepaguá, em 7º lugar, e a Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda, na Barra da Tijuca, como sendo a terceira da rede municipal que mais evoluiu, com crescimento de 118%. Outro dado relevante é que duas escolas da Cidade de Deus ficaram entre as dez melhores entre as Escolas do Amanhã: EM Pedro Aleixo, em 4º lugar, e EM José Clemente Pereira, em 10º lugar.