quinta-feira, 14 de junho de 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DESTACA MORAR CARIOCA VERDE DURANTE A RIO + 20


Durante a Rio+20, a Secretaria Municipal de Habitação (SMH) apresenta o Morar Carioca Verde, em execução na Babilônia e no Chapéu Mangueira, no Leme, como projeto-piloto na utilização de práticas sustentáveis na urbanização de comunidades. A partir desta sexta-feira, um quiosque montado no calçadão da Avenida Atlântica, em frente à Avenida Princesa Isabel, vai disponibilizar aos cariocas e visitantes todas as informações relativas ao Morar Carioca Verde. Feito com material plástico reciclado e iluminação especial em LED em várias cores à noite, o quiosque servirá como ponto de partida para quem desejar conhecer o Morar Carioca Verde de perto: além da exibição de vídeo e da distribuição de material impresso com detalhes sobre o projeto, o público será convidado a visitar as obras na Babilônia e no Chapéu Mangueira.

Já no dia 17 (domingo), no Chapéu Mangueira, haverá outro estande montado pela SMH. Este espaço também terá informações sobre as obras, além de exibição de capoeira, rodas de samba, degustação orgânica, debates, oficinas de artefatos de bambu, entre outras atrações. A programação vai até o dia 22 de junho.

O Morar Carioca Verde utiliza componentes de sustentabilidade nas obras de urbanização, como iluminação pública em LED, asfalto e concreto com adição de pneu triturado, microjardinagem, coleta seletiva de lixo e energia solar. Na construção de prédios com apartamentos, está sendo utilizada estrutura metálica reciclada. Nas novas moradias, haverá o reuso da água da chuva e dos esgotos tratados nos vasos sanitários, e medidores individuais de água. Pacificadas com a presença de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), Babilônia e Chapéu Mangueira foram escolhidas como “laboratórios” no uso de práticas sustentáveis em comunidades porque possuem extensa área verde. No dia 19 (terça), o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, vai visitar as obras do Morar Carioca Verde acompanhado do prefeito Eduardo Paes.


A SMH também estará presente no Forte de Copacabana, no dia 17 (domingo), às 16h, na “Cúpula dos Prefeitos (C-40)", em mesa coordenada pelo secretário Jorge Bittar, sobre o tema "Os caminhos do desenvolvimento urbano e habitação social sustentável", que terá a presença de especialistas em urbanismo e habitação do Brasil e do exterior. Bittar também participará de debate promovido pela Fundação Ford sobre o tema “Cidades Justas e Sustentáveis”, que acontecerá no dia 18 (segunda-feira), às 11h30, no Riocentro.


No dia 20 (quarta), no Parque dos Atletas, no estande da Caixa Econômica Federal, será entregue o selo azul da Caixa à Prefeitura pelos componentes de sustentabilidade empregados nos apartamentos construídos pelo Morar Carioca Verde na Babilônia e no Chapéu Mangueira.