terça-feira, 12 de junho de 2012

RIO + 20: CEDAE DETALHA PROJETO DE REÚSO DE ÁGUA PARA O COMPERJ

A Cedae vai apresentar durante a Rio +20 o projeto pioneiro, considerado o maior do mundo neste segmento, que vai garantir o fornecimento de água de reúso para o Comperj, em Itaboraí. A apresentação acontecerá nesta quarta-feira (13/06), a partir das 10h30, no espaço Forte Copacabana, e é promovida pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com o objetivo de discutir os desafios, perspectivas e a contribuição do setor industrial para o desenvolvimento sustentável.
Na ocasião, o diretor de Produção e Grande Operação da Cedae, Jorge Briard, explicará em detalhes o processo de produção de água para o Comperj, que será feito com a água do reúso da retrolavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e do aproveitamento do esgoto tratado pela Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Alegria, onde será construída uma ‘Unidade de Tratamento Terciário’. Atualmente, a ETE Alegria opera com tratamento secundário, retirando 98% da carga orgânica do esgoto recebido.

As obras incluem ainda a construção de uma adutora de cerca de 50 quilômetros de extensão que atravessará a Baía de Guanabara, transportando a água tratada da ETE Alegria até a refinaria da Petrobras.

Além de representar um grande avanço ambiental e ser uma referência internacional em reaproveitamento de recursos hídricos, o projeto vai atender ao aumento da demanda em Itaboraí e na região com a implantação do Comperj, estimado em três metros cúbicos por segundo na área industrial.


DATA: QUARTA-FEIRA (13/06)
HORÁRIO: 10H30
LOCAL: FORTE DE COPACABANA (Praça Coronel Eugênio Franco, nº 01, Copacabana)