sexta-feira, 18 de maio de 2012

PROJETO DE LEI PRETENDE LEGALIZAR BICICLETAS ELÉTRICAS

Um projeto dos vereadores Carlo Caiado e Paulo Messina, apresentado este mês na Câmara Municipal, pretende criar uma legislação específica para as bicicletas elétricas no município do Rio. O objetivo é que não haja novos conflitos na categorização do meio de transporte, como ocorreu recentemente quando um ciclista teve sua bicicleta elétrica apreendida em uma blitz da Lei Seca.

No primeiro artigo do projeto fica estabelecido que “para fins de circulação em ciclovias, ciclofaixas e vias públicas, equiparam-se bicicletas elétricas às bicicletas movidas a propulsão humana, cuja regulamentação deve ser respeitada, principalmente no tocante à potência máxima de duzentos e cinquenta watts elétrico". Tal artigo diferencia a definição das bicicletas elétricas à estabelecida pelo Contran, que a iguala aos veículos ciclomotores. O objetivo é evitar que arbitrariedades sejam cometidas prejudicando o cidadão que possui um veículo que impacta pouco no meio ambiente e ajuda a diminuir o complicado trânsito da cidade.

“Vivemos em uma cidade que preserva e valoriza o verde. Diversas ciclovias estão sendo construídas em várias vias. Além disso, estamos sempre apoiando e incentivando o uso de bicicletas como meio de transporte. Multar ou recolher as bicicletas elétricas é o contrário de tudo o que estamos estimulando. Só é preciso estar atento para que o limite de velocidade seja cumprido” – explicou o vereador Caiado.