Iniciativa visa incentivar atletas entre 14 e 21 anos a competir em alto rendimento; Primeira parte do projeto vai formar as equipes brasileiras de Juniores e Jovens Cavaleiros que representarão o Brasil no FEI North American Young Riders Dressage, em julho
Acontece a partir de amanhã (23/05) no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, o Concurso de Dressage Internacional Young Riders e Juniores (CDI3*/Y/J). A competição acontece até domingo (27/05) e é a segunda observatória do projeto "Adestramento: Jovens Talentos", lançado pela Confederação Brasileira de Hipismo no final de abril. O objetivo é difundir o esporte e incentivar atletas entre 14 e 21 anos para a prática de alto rendimento da modalidade, oferecendo as melhores condições, para que no futuro continuem competindo e façam a transição de categoria, de Junior e Jovem Cavaleiro para Sênior.
"O Brasil deu um importante passo a nível nacional e internacional criando um projeto que se propõe a incentivar os jovens à prática do esporte, criando uma massa crítica de alto rendimento, capaz de competir além de nossas fronteiras. A curto e a médio prazo, com certeza esse esforço se fará sentir na formação de nossa equipe representativa dos Jogos Olímpicos, além de impulsionar a modalidade", disse o Coronel Salim Nigri, diretor de Adestramento da CBH.
A primeira parte do projeto, que inclui as duas provas de CDI3*/Y/J em São Paulo, tem como objetivo formar as equipes brasileiras de Juniores e Jovens Cavaleiros (Young Riders) que representarão o Brasil no FEI North American Young Riders Dressage 2012, que acontece em Lexington, Kentucky, nos Estados Unidos, entre 18 e 22 de julho. Os três conjuntos Juniores e os cinco conjuntos Jovens Cavaleiros que, em princípio, obtiverem a maior somatória de pontos percentuais, considerando todas as provas dos dois eventos serão selecionados e convocados para integrarem a equipe brasileira.
É a primeira vez que o Brasil será representado por uma equipe em competição internacional para esta categoria de idade. "O objetivo é aumentar ainda mais esta base de competidores, municiá-los com formação técnica a partir de clínicas e avaliações de jurados internacionais já tendo em vista a formação de times para disputas internacionais inclusive nas Olimpíadas do Rio em 2016", diz Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.
Em junho, a CBH irá realizar a primeira clínica com o técnico das equipes, o alemão Norbert Van Laac. Outros encontros estão planejados para agosto e setembro visando a participação no Campeonato Sul Americano, que será realizado na cidade de Passo Fundo (RS), entre 18 e 26 de setembro.
Maiores informações sobre o regulamento do projeto estão disponíveis no site da CBH: www.cbh.org.br
Colaborou Carola May