quinta-feira, 19 de abril de 2012

Prefeitura fará entrada compulsória em quatro imóveis de Vila Valqueire

A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá (AP-4), junto com a Secretaria Municipal de Saúde (CAP-4), fará hoje, quinta-feira (19/04), entrada compulsória em quatro imóveis que têm denúncias de focos de dengue e protocolo de atendimento da Central de Atendimento da Prefeitura, através do 1746.

O ponto de encontro das equipes acontece às 9 horas da manhã, na Praça Saiqui, na Vila Valqueire. Todos os imóveis são daquele bairro: Rua Tulipas, n° 417; Rua Capim Branco, n° 90; Rua das Margaridas, n° 468 e Rua Jambeiro, n° 766. O subprefeito Tiago Mohamed vai acompanhar o trabalho das equipes de Saúde.

Até agora foram vistoriados, com entrada compulsória, seis imóveis na região administrativa da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

A Prefeitura do Rio passou a realizar entrada compulsória em imóveis abandonados, baseada no decreto nº 34.377, de 3/8/2011, que institui Estado de Alerta contra a Dengue e autoriza o ingresso de agentes de saúde em locais fechados. A primeira ação aconteceu em 12 de abril de 2011, quando foram vistoriados dois galpões abandonados nos bairros de Inhaúma e Engenho de Dentro, Zona Norte da cidade, onde foram encontrados, no total, 254 possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A vistoria compulsória acontece quando o proprietário do imóvel não responde a nenhuma das três notificações por correspondência da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), solicitando o agendamento de uma vistoria no local.

Antes do início da aplicação do decreto, 47% dos notificados retornavam, marcando as vistorias. Após as primeiras ações, esse índice aumentou para 53%.

O uso do decreto reforça a postura da Prefeitura de combater, preventivamente, situações que representam risco à saúde pública. Até o momento, a ação foi realizada em sete imóveis da cidade, entre comerciais e residenciais. Outros imóveis na mesma situação estão sendo monitorados para que o decreto continue sendo aplicado.