Bombeiros ensinaram como agir em caso de elevador que trava, pára e/ou dá pane.
Setenta e seis (76) pessoas no ano passado, morreram porque confiaram no zelador, e ele usou uma chave de fenda, abriu um certo Pino e a pessoa que estava dentro, tentou sair pela metade aberta do elevador. O elevador movimentou-se e a pessoa, foi cortada ao meio... Outras tiveram mãos, braços, cabeças cortadas.
NUNCA tente sair pelo buraco Ou parte aberta!!!
O procedimento correto é o seguinte:
· Aperte o botão do alarme, ou o que
indica que está avisando alguém.
· Sente-se num canto; em caso de descontrole emocional, abaixe a cabeça e feche os olhos, aguarde calmamente que venha o socorro. É uma questão de tempo...
· Procure lembrar-se que você está trocando tempo por segurança.
· Não aceite ajuda de estranhos, e nem saia com o elevador aberto pela metade... (ele pode subir ou descer de repente).
· O bombeiro, assim que chegar, vai desligar a chave geral da casa de máquinas e testar com um aparelho se o elevador está parado mesmo, e totalmente inoperante.
· Daí ele avisa o outro bombeiro (via rádio) que faça o procedimento junto à porta do elevador... E este (elevador) vai subir, ou descer, completando o ciclo dele e parando em ponto seguro.
· Explicaram também que o elevador tem freios, suportes, ganchos, tudo que oferece proteção total, e jamais um elevador cai, sem mais nem menos.
· Portanto, a pessoa tem que se manter calma e sem pressa. Mesmo porque tem ar suficiente dentro dele (circulação de ar), e um grupo de pessoas pode ficar ali por várias horas sem problemas!
· Além disso, ANTES de entrar sempre olhar se o elevador está parado.
· ESPERAR que as pessoas saiam ANTES de você entrar, e ficar atento no não do zelador ou ascensorista,
· Não confiar em 'abelhudo' que diz que tudo 'já está sob controle'.
· E em caso de incêndio, JAMAIS use o elevador... Somente faça uso da escada...