Tiago Mohamed
Subprefeito da Barra e Jacarepaguá
A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá informa que, com a inauguração do Espaço de Desenvolvimento Infantil Arthur Bispo do Rosário, na Colônia, (dia 5 de novembro) totalizou a criação de 2050 vagas para crianças a partir de seis meses de idade na região.
Desde o início do governo, o prefeito Eduardo Paes foram construídos oito modernos prédios com toda a estrutura para atender crianças a partir dos seis meses de idade até os cinco anos e 11 meses. Os novos EDIs - Espaço de Desenvolvimento Infantil contam com salas de atividades, berçários, lactário, fraldário, biblioteca, solário, cozinha, refeitório, despensa, área de serviço, pátio coberto, sala de amamentação, brinquedoteca, lavanderia e o Núcleo de Educação e Saúde (NES). Os novos prédios contam ainda com todas as condições de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais com elevador e sanitários adequados.
Também foram adaptados três espaços para prestar este tipo de atendimento e assinados dois convênios com creches comunitárias, totalizando 13 novas unidades.
Em 2009, a rede municipal de educação contava com 25 creches. Hoje são 38 unidades, ampliando a capacidade de atendimento em mais de 2 mil vagas para crianças. Lembrando que pesquisas apontam que crianças que começam a ser estimuladas antes dos quatro anos de idade têm mais chances de sucesso no ensino e, consequentemente, terão melhores oportunidades de vida.
Estão em construção mais seis EDIs: Taquara, Recreio, Gardênia Azul/Rio das Pedras, Colônia, Cascatinha e Jacarepaguá (Synval Sampaio).
A ampliação do atendimento em creche, com a criação de 30 mil novas vagas em toda a cidade, é uma das metas da prefeitura até 2012. Desde 2009, já foram criadas 13.930 vagas em 47 EDI’s construídos e em 98 escolas que tiveram seus espaços readequados para prestar este tipo de atendimento. Vale ressaltar que, atualmente, mais de 55 mil crianças são atendidas em creches da rede municipal e em unidades conveniadas.
O novo modelo atende crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses de idade, estimuladas a desenvolver, desde pequenas, a aprendizagem através da convivência com livros e materiais apropriados, além de contarem com educadores mais preparados. Para garantir um atendimento com ainda mais qualidade, cada sala de atividades nas creches conta com o professor de Educação Infantil.