Luan Seixas
Mergulhão aliviará o trânsito nas proximidades do BarraShopping
Depois de muitas reivindicações sobre o caos no trânsito da Barra da Tijuca, algumas propostas foram apresentadas em reunião que ocorreu fim de novembro na Câmara Comunitária da Barra, sob o comando de seu presidente, Delair Dumbrosck.
A reunião também contou com a presença do vereador Carlo Caiado, do secretário municipal de Obras, Luiz Antônio Guaraná, e do empresário Carlos Carvalho, além de moradores que discutiram idéias para desafogar o trânsito da região.
Na reunião foi discutido que será construído um mergulhão no cruzamento das avenidas das Américas e Luís Carlos Prestes, próximas ao principal e mais movimentado ponto comercial do bairro: o BarraShopping. As obras para essa construção deverão totalizar cerca de R$ 30 milhões, que terão participação da empresa privada Carvalho Hosken.
Outra grande insatisfação dos moradores da Barra da Tijuca consiste na circulação dos ônibus da Baixada Fluminense que usam o bairro como acesso, o que causa muito transtorno no trânsito do bairro, conforme alegou Dumbrosck. A proposta é que o município proíba a passagem dos ônibus intermunicipais pelo bairro da Zona Oeste.
O município se comprometeu a concluir a Avenida Via Parque, assim como a construção de um viaduto fazendo ligação entre o bairro do Itanhangá e a Vila do Pan, na Avenida Ayrton Senna.
Sobre a linha do metrô, que vai ligar a Gávea ao Jardim Oceânico, os moradores e lideranças do bairro propuseram que a linha se estenda até o terminal da Alvorada.
Drumbosck ainda afirmou que a prefeitura se comprometeu em colocar os projetos aprovados em prática, assim como inaugurá-los, dentro do cronograma estabelecido.