quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ESTADO INAUGURA MAIS UMA ETAPA DO PROGRAMA DE MELHORIA AMBIENTAL DAS LAGOAS DA BARRA

Projeto de parceria é mais um compromisso com o Comitê Olímpico Internacional para a realização dos Jogos Olímpicos no Rio

O governo do estado, através da Cedae, inaugurou hoje mais uma importante etapa do projeto de melhoria ambiental do complexo lagunar da Barra da Tijuca. Trata-se da conexão à rede da companhia do futuro Hospital das Américas (Amil) e de outras unidades no entorno do Centro Administrativo da Barra, como Corpo de Bombeiros, Rio Luz, Comlurb, Subprefeitura, Mercado de Peixes, Receita federal, Juizado de Menores e Coordenadoria de Edificações.

- Se as empresas que estão se instalando na região tivessem iniciativas como a Amil, que foi parceira neste empreendimento, teríamos todas as condições de resolver futuras demandas ambientais – destacou o presidente da Cedae, Wagner Victer, lembrando que esta inauguração é mais uma que vai ao encontro dos compromissos com o Comitê Olímpico Internacional para a realização dos Jogos Olímpicos no Rio.

A diretora de Projetos de Sustentabilidade da Amil, Odete de Freitas, destacou a importância do investimento em saneamento como forma de melhorar a qualidade de vida da população.

- Investir em medicina preventiva é melhor do que investir em medicina curativa, e este projeto em parceria com a Cedae segue essa filosofia, pois esgoto tratado é saúde – afirmou.

As obras marcam mais uma parceria entre o governo do estado, através da Cedae, com investidores privados daquela localidade, tal qual o projeto de escoamento da Península, que está em obras e sendo realizado por empreendedores imobiliários da área. A importância da parceria entre as diferente esferas do poder público e a iniciativa privada foi destacada pelo sub-prefeito da Barra da Tijuca, Tiago Mohamed.

- Além da parceria com a iniciativa privada, a cooperação entre o governo do estado, Cedae e prefeitura está possibilitando que obras na região tenham dinamismo e saiam do papel, diferente do que acontecia no passado – ressaltou.

O presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrovsky, lembrou que outros projetos da Cedae na região contaram com a parceria de empresas e da própria Câmara.

- A Cedae já tem outras obras na região da Barra que contaram com a parceria da Câmara Comunitária, como Amil, Carvalho Hosken, RJZ e Cyrella. Isso acontece quando o poder público tem credibilidade – destacou Delair.

Com a implantação de troncos e redes coletoras de esgoto, os cerca de 350 mil litros de esgoto que poderiam ser lançados, por dia, no sistema lagunar da Barra, passarão a ter a destinação ambiental adequada, ou seja, levados à estação de tratamento da Barra e, finalmente, ao emissário submarino.

Além do presidente da Cedae, Wagner Victer, do sub-prefeito da Barra da Tijuca, Tiago Mohamed, da diretora de Projetos de Sustentabilidade da Amil, Odete de Freitas, e do presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrovsky, participaram da inauguração lideranças locais e ONGs ambientais que atuam na região.