Projeto concebido e construído pela parceria Cedae-Riourbe ficará como legado para futuras urbanizações da área
O governo do estado, através da Cedae, e a Prefeitura do Rio, pela RioUrbe, inauguram amanhã (15/09) o sistema de esgotamento sanitário que atenderá ao Parque Olímpico Cidade do Rock, local onde será realizado o Rock in Rio. O evento, que será realizado às 9h30, na Avenida Salvador Allende, em frente ao Riocentro, contará com a presença do vice-governador e secretário de obras, Luiz Fernando de Souza Pezão, do presidente da Cedae, Wagner Victer, do secretário Municipal de Turismo, Antônio Pedro, do presidente da RioUrbe, Marco Antonio de Almeida, da vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina, e do Diretor de Operações do Rock in Rio, Walter Ramires.
- O projeto assegura destino adequado a todo esgoto produzido durante os dias do festival "Rock in Rio", garantindo um evento ambientalmente limpo e sem causar degradação do sistema lagunar da região, evitando a construção de pequenas estações de tratamento próprias. Esse é um projeto que ficará como um legado para futuras urbanizações do Parque Olímpico Cidade do Rock – informou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
O sistema que foi elaborado conta com uma Estação Elevatória de Esgotos, a “Estação Cidade do Rock”, e um tronco coletor. Com isso, todos os esgotos gerados durante o espetáculo serão encaminhados da "Estação Cidade do Rock" para a Estação Elevatória dos Bandeirantes da Cedae e de lá para a Estação de Tratamento de Esgotos da Barra da Tijuca, com o Emissário Submarino da Barra da Tijuca como destino final.
A construção da elevatória e do coletor foram concebidos pelas equipes técnicas da Cedae e RioUrbe. A operação e manutenção do novo sistema serão de responsabilidade da companhia de saneamento. A elevatória está equipada com duas bombas de 30 cv cada e a linha de recalque, de 200 mm de diâmetro, possui 1,5 quilômetro de extensão.
- O sistema terá capacidade para atender até 140 mil pessoas por dia de evento e transferir até 151.200 litros de esgotos por hora, O que corresponde a um volume de 3.630.000 litros por dia – enfatizou Victer