O subprefeito da Barra da Tijuca, Recreio, Vargens e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, participou nesta terça-feira (23-08) da reunião da Associação dos Moradores e Amigos do Tijucamar e Jardim Oceânico (AMAR). O encontro aconteceu na Paróquia São Francisco de Paula, e reuniu moradores, representantes da sociedade civil, empresários, lideranças comunitárias da região e a diretoria da associação.
Tiago Mohamed fez uma apresentação falando das intervenções estruturantes que estão sendo realizadas na Barra e região, por conta das Olimpíadas, que incluem três dos quatro corredores expressos de transporte público de massa (BRTs). Falou da entrega do Parque dos Atletas (que será palco do Rock in Rio no mês que vem) e do Viaduto Orlando Raso, do fim das explosões no túnel da Grota Funda e da estação modelo dos BRTs que está sendo construída em frente ao Novo Leblon.
- Os BRTs vão transformar o conceito de transporte público, porque terão qualidade e vão melhorar o trânsito, já que tiram de circulação várias linhas de ônibus, além de proporcionarem novos acessos com mergulhões, pontes e viadutos – destacou o subprefeito.
Tiago Mohamed também mostrou algumas ações realizadas pela Prefeitura no Jardim Oceânico, através da Cet-Rio, Comlurb, Rioluz, Rio-Águas, e secretarias de Controle Urbano,Conservação, Meio Ambiente, Ordem Pública e Assistência Social.
No final do encontro o subprefeito respondeu perguntas dos participantes.
Resumo da apresentação:
A subprefeitura atua como um canal de interlocução entre a população, as secretarias municipais e o prefeito Eduardo Paes. A subprefeitura também aciona os órgãos competentes na resolução de problemas. O trabalho consiste em identificar prioridades na região e executá-las, assim como constatar deficiências e solucionar as mesmas.
A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá (AP-4) é responsável por três Administrações Regionais: Barra (XXIV RA), Jacarepaguá (XVI RA) e Cidade de Deus (XXXVI RA).
Principais atribuições - Acompanhamento de obras; coordenação trabalhos das secretarias na área da AP-4, para que aconteçam de forma integrada; ações no trânsito; operações de fiscalização de obras irregulares, poluição sonora e visual, comércio ambulante irregular, estacionamento irregular, conservação de marquises e fachadas de imóveis: operação tapa-buraco, mutirões de limpeza; poda e remoção de árvores; limpeza de ruas; remoção de entulho; iluminação pública; preservação ambiental, autorização para realização de eventos nas ruas, entre outras atribuições.
Algumas ações no Jardim Oceânico
—Controle Urbano
Operações constantes para coibir estacionamento irregular;
Fiscalização nas praias e casas noturnas; que resultou em fechamento da boate São Nunca;
Retirada de carros abandonados em vias públicas;
Acolhimento da população de rua;
Fiscalização para inibir comércio irregular.
—Conservação
Recuperação de calçada e das pedras portuguesas, com uma equipe permanente no calçadão da Olegário Maciel;
Construção de 20 rampas de acessibilidade, nas praças do Ó e José Bernardino, na Av.do Pepê, Rua Manuel Brasiliense e Av.Olegário Maciel.
Soluções de drenagem em algumas ruas - Foram construídas galerias de águas pluviais (GAP) para resolver o problema de escoamento em algumas ruas. Foram colocados mais de 200 metros nas Praças do Ó e Euvaldi Lodi e nas ruas: Paulo Matuchelli, Armando Lombardi, Érico Veríssimo, Coronel Eurico Souza Gomes Filho, Belizário Leite Andrada Neto e Fernando de Mattos.
Poda de árvores - A Comlurb, através da Gerência de Áreas Verdes faz a poda de árvores e remoção de folhas, periodicamente. Mais de 30 ruas já receberam esses serviços, com poda mecanizada e a pé.
Cinco praças também passaram por revitalização: José Bernardino, Probo, São Perpétuo, Professor Souza Araújo e Soldado Geraldo da Cruz.
Rio-Águas - Limpeza e implantação de guarda-corpo no canal da Av. Gilberto Amado
Preservação Ambiental - Cerca na Orla para proteção da flora nativa. O trecho próximo aos bombeiros na Av. do Pepê é o mais recente.
Cet-Rio - A Subprefeitura, através da Cet-Rio, interveio no trânsito com ações de ordenamento e estudo de alteração de vias, revitalização da sinalização horizontal e vertical das ruas, colocação de quebra-molas, sincronização de sinais, com controladores de trânsito em pontos críticos, intervenções viárias em função das obras do Metrô; mudança no sentido das ruas Ivan Raposo, Coronel Eurico de Souza Gomes e Manuel Brasiliense; alargamento da alça da ponte do Joá; pintura de faixas de pedestres na Rua Olegário Maciel; e o Projeto de acessibilidade na Praça do Ó, com marcação de vagas de estacionamento para deficientes e acessos para pessoas com dificuldades de mobilidade, viabilizando a “Praia para todos” e ainda implantação de sinal sonoro para deficientes visuais.
Iluminação pública - Através da Rioluz foi feita a reformulação da iluminação pública em 11 ruas no Jardim Oceânico e houve aumento da luminosidade em 50% das ruas.
Asfalto Liso - A operação Asfalto Liso prevê a recuperação de grandes vias da cidade, com asfalto de qualidade, nivelamento de meio fio e sinalização. Na região da Barra, Recreio e Jacarepaguá são mais de 133 km de asfalto liso. No Jardim Oceânico serão asfaltadas as av. Olegário Maciel, Erico Veríssimo e Lúcio Costa.
Intervenções estruturantes
A Barra será um dos bairros mais beneficiados com as obras para as Olimpíadas de 2016. Vários equipamentos serão construídos na região. O primeiro Parque já foi entregue à população e será palco no mês que vem para o Rock in Rio.
BRT - Pela Barra vão passar três dos quatro corredores de ônibus:
BRT Transoeste – Corredor exclusivo para ônibus que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande (56km, com 2,2km de túnel)
BRT Transcarioca – Liga a Barra da Tijuca (Terminal Alvorada) à Ilha do Governador (Aeroporto Internacional Tom Jobim) (39km)
BRT Transolímpico - Liga a Barra da Tijuca a Deodoro com integração com a Av. Brasil. (26km, com 4km de túnel).
Os BRTs vão transformar a cidade, implantando um novo conceito de transporte coletivo, com ônibus de qualidade: com ar-condicionado, segurança, conforto e trafegando em faixa própria o que vai diminuir o número de linhas de ônibus, melhorando o trânsito nas atuais vias.