HONDA VFR 1200F |
Testei a sport touring Honda VFR1200F, a primeira moto de grande cilindrada com câmbio automático. No início é preciso ficar atento porque é um tocada diferente por não ter embreagem para apertar e nem pedal de marchas no pé esquerdo. Você pode deixar as marchas trocarem automaticamente em uma tocada mais econômica na posição “D”, numa pilotagem mais esportiva na posição “S” ou até no modo manual onde você troca as marchas manualmente acionando dois botões localizados no comutador da esquerda que também controla faróis e buzina. Como o sistema possui dupla embreagem as trocas são suaves. A dificuldade maior é dosar o acelerador em algumas situações como subir numa calçada, já que não existe a embreagem para controlar o ímpeto do motor. No mais é uma moto grande, confortável, maleável no trânsito, com motor de 4 cilindros em “V” de absurdos 172 cavalos que fazem a “criança” voar quando exigida. Esta verdadeira revolução é importada do Japão e custa R$69.900.