Caro Sebastião Rodrigues – Sub-Secretário de Transportes do Estado do RIo de Janeiro,
É uma deplorável afronta à população carioca que a estação final da nova Linha 4 do metrô para a Barra esteja sendo planejada para funcionar no Jardim Oceânico e não em Alvorada (junto à Cidade da Música). O grande volume de passageiros, não só da Barra mas também os que virão do Recreio e Jacarepaguá, tornam essa ligação metroviária claramente indispensável.
Trata-se de evidente malversação de recursos públicos deixar de realizar este trecho da Linha 4 e, em seu lugar, adotar uma alternativa reconhecidamente insuficiente e temporária do uso do sistema BRT de ônibus. Esse reconhecimento fez parte de suas próprias declarações em entrevista ao suplemento Globo-Barra de 10-2-11 (disponível em: http://amabotafogo.org.br/materia.asp?id=1394 ). Transcrevo abaixo sua clara admissão do inconveniente do BRT, sendo de ressaltar o trecho: “Sabemos que a integração entre Jardim Oceânico e Alvorada é melhor por metrô, mas por enquanto, será feita por BRT”. Por enquanto?
Vale lembrar que várias admissões semelhantes (muitas delas estão gravadas) têm sido feitas pelo Secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, e pelo Diretor da Rio Trilhos, Bento José de Lima.
Além disso, recentemente começou a ser anunciada (veja a matéria abaixo transcrita do site: http://www.caoscarioca.com.br/?p=1830) a construção não só de um viaduto no Jardim Oceânico para acomodar a chegada dos ônibus BRT às proximidades da futura estação, como também a construção de um terminal de ônibus num bairro eminentemente residencial. Tais investimentos são totalmente desnecessários com a natural extensão da Linha 4 até a estação Alvorada.
A Prefeitura da cidade também é cúmplice desse arranjo imediatista ao propor a instalação de um BRT improvisado num trecho em que o Estado se exime de sua responsabilidade, sob alegação de falta de falta de recursos para cumprir um suposto “compromisso olímpico”. Tudo configura a ameaça de tratar o INTERESSE PÚBLICO com profundo descaso.
Para evitar que em nome da “pressa olímpica” essa proposta claramente danosa venha a se tornar fato consumado irreversível, estou enviando cópia desta mensagem especificamente a algumas associações e entidades atuantes da Barra (AMAR, ACIBARRA E CCBT) para que se mobilizem em favor de uma solução definitiva - mesmo que isso implique em que o trecho metroviário da Linha 4 entre Jardim Oceânico e Alvorada venha a ser concluído após a realização dos 20 dias de Olimpíadas em 2016.
Atenciosamente,
Claudio Janowitzer
Morador do Jardim Oceânico e
Integrante do Movimento “O Metrô Linha 4 que o Rio precisa”