quinta-feira, 2 de junho de 2011

Choque de Ordem em São Conrado derruba quiosque de plantas e barraca de alimentos irregulares

Uma operação Choque de Ordem realizada pela Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), nesta quinta-feira, 2 de junho, em São Conrado, na Zona Sul, demoliu um quiosque de plantas e uma barraca de alimentos montadas sem autorização em área pública, na altura do Largo da Macumba, na Auto-Estrada Lagoa Barra.

O proprietário tinha licença para funcionamento de um quiosque, mas sem autorização da Prefeitura ultrapassou o limite permitido e ergueu um segundo no mesmo local, além de montar uma barraca para vender alimentos. Ele já havia sido notificado pela irregularidade há duas semanas. Além da ocupação ilegal com as duas estruturas (segundo quiosque e barraca), o responsável cercou uma área em via pública que se transformou em ponto de moto-táxi, um toldo de lona foi retirado do local. Um tótem de concreto erguido na calçada também foi derrubado na operação.

- Há duas semanas, em outra ação da Ordem Pública realizada no bairro, notificamos o dono do quiosque por ter ultrapassado o limite permitido. Recebemos diversas denúncias de moradores e as ações serão intensificadas na região. Não vamos tolerar a ocupação irregular do espaço público - disse Marcelo Maywald, subsecretário de Integração e Controle Urbano da Seop.

Durante a fiscalização, 21 veículos foram rebocados (sendo um caminhão e um carro de som) e 27 multas aplicadas por estacionamento irregular na região. Fiscais da Secretaria Municipal de Transportes vistoriaram 91 vans. Dezoite delas foram lacradas por problemas irregularidades na documentação. Um ônibus escolar com problemas na documentação também foi rebocado durante a ação.

Participaram da operação 120 pessoas entre: agentes da Seop, guardas municipais, agentes da Secretaria Municipal de Transporte, garis da Comlurb, Seconserva e policiais militares do 23º BPM (Leblon). Dez reboques do choque de Ordem foram utilizados na operação.