A Subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá começou nesta quinta-feira uma operação para a retirada de carcaças e veículos abandonados nas ruas da região. No primeiro dia foram tirados 44 carros.
O subprefeito Tiago Mohamed destaca que “essa ação teve por objetivo minimizar os transtornos que esses carros causam à população e também diminuir os riscos de dengue, já que muitos deles estão em péssimo estado de conservação”.
Foi feito um levantamento e foi constatado que há mais de 200 carros em situação de abandono, ocupando espaço público. Em função desse número, semana passada, Tiago Mohamed reuniu todos os órgãos envolvidos e pediu um esforço para aumentar o número de veículos removidos e diminuir o tempo necessário para os tramites burocráticos. A operação é resultado do mutirão conjunto da Subprefeitura, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), da Comlurb e da Guarda Especial de Trânsito (GET), com o apoio do Detran e das Delegacias de Polícia e Batalhões de Polícia Militar da área.
Na manhã de quinta-feira, seis reboques estavam a serviço dessa operação. Dos 27 veículos que tinham sido apontados pela Subprefeitura na Barra da Tijuca todos foram retirados das ruas. No Recreio foram rebocados 17 veículos. A operação acontecerá nos próximos dias até que todos os carros sejam retirados das ruas. Durante os meses de maio e junho estão programadas ações semelhantes na Cidade de Deus, Tanque, Praça Seca, Curicica, Camorim, Anil, Freguesia e Pechincha.
Os carros rebocados foram levados para o depósito da Prefeitura no Recreio, na Av. das Américas, onde poderão ser retirados pelos proprietários mediante o pagamento das taxas. As carcaças serão levadas para o ponto zero, como lixo ferroso.
Denúncias para remoção de carros abandonados pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro devem ser encaminhadas para a Central de Atendimento da Prefeitura do Rio de Janeiro: telefone 1746.