sábado, 14 de maio de 2011

Campanha de adoção é a melhor opção!!!

Por: Márcia Schweizer

Campanhas de adoção de animais estão cada vez mais frequentes, entre elas vem sendo realizadas em vários bairros da cidade a campanha “Adote Um Bichinho e Salve Uma Vida", organizada pela veterinária Andréa Lambert, presidente da ONG ANIDA – Associação de Implementação dos Direitos dos Animais. A adoção já aconteceu nos bairros da Tijuca e Flamengo e no dia 7 de Maio deste ano foi realizada uma feira de adoção no bairro de Copacabana, em parceria com o pet shop Dr. Pet. que fica localizada na rua Almirante Gonçalvez, loja 4, tendo um resultado positivo, com adoção de 12 animais entre felinos e caninos.

A campanha tem sido um sucesso, com adoção de muitos animais lindos e totalmente saudáveis que foram abandonados nas ruas do Rio de Janeiro, resgatados em péssimas condições de sobrevivência, tais como: maus tratos, infecções dermatológicas, feridas abertas, tumores, pulgas, carrapatos, etc.

Dra. Andrea também resgatou no ano passado alguns animais sobreviventes das tragédias das enchentes da região Serrana e do Bumba em Niterói.

Entre estes animais resgatados e cuidados pela Dra., destaca-se "Bela", uma linda cadela vira-lata que foi resgatada em Teresópolis e "Tigrão", felino resgatado do Bumba em Niterói, e que ainda se encontram para adoção.

- "A adoção é um ato de amor, mas também de responsabilidade. Quando a pessoa adota um animal, ela assume uma responsabilidade por toda a vida do animal que pode chegar aos 20 anos de idade. Os animais são companheiros, amorosos, carinhosos e trazem muita alegria, mas também trazem deveres, cuidados necessários e despesas para o adotante que tem que ter consciência da responsabilidade e felicidade de seu bichinho por muitos anos. Ao invés de comprar um animal, porque não adotar um animal de rua?". Diz Dra. Andrea Lambert.

As campanhas de adoção também têm como meta adoção de animais adultos que se adaptam muito bem a nova família e não dão trabalho como os filhotes.

Outro objetivo da campanha de adoção organizada pela Dra. Andréa é incentivar a adoção de animais deficientes que precisam de muito amor e cuidados especiais, como “Alex”, que quase perdeu a vida por duas vezes. A primeira nas enchentes do Rio de Janeiro, região serrana, na cidade de São José do Vale do Rio Preto quando a casa que vivia com seu dono foi destruída e por isto “Alex” ficou na rua, faminto e espancado com lesão da coluna. Dra. Andrea resgatou “Alex" para tratamento no Rio de Janeiro e ele voltou a andar e está saudável e pronto para adoção.

Vídeo com Alex: http://www.youtube.com/watch?v=aK9ptcRV9is

Dra. Andrea Lambert realiza um trabalho sócio ambiental junto com outros voluntários “protetores dos animais de rua" sem contar com ajuda do governo ou de empresas, salvando inúmeras vidas caninas e felinas.

Vale lembrar que em nossa legislação atual, maltratar animais domésticos ou selvagens caracteriza crime ecológico, de acordo com o art. 32 da Lei 9.605/98 (Lei de crimes ambientais).

- Artigo 32, Lei Federal nº. 9.605/98:

"É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos".

Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.
Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)."

Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são:

• Abandono;

• Manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;

• Deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;

• Envenenamento;
• Agressão física, covarde e exagerada;

• Mutilação;

• Utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;

• Não procurar um veterinário se o animal estiver doente;

Adotar um animal é tudo de bom!!!

Para adoção de animais, a pessoa interessada deve levar uma cópia da identidade e comprovante de residência e para saber as datas das novas campanhas de adoção, basta entrar em contato com a Dra. Andrea através do e-mail: andrealambertvet@gmail.com ou através do telefone (21) 96328115.