Obras de são prêmio por ter reduzido lixo nas ruas
O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta sexta-feira, que a Cidade de Deus receberá investimento de R$ 40 milhões. É o Bairro Maravilha chegando àquela comunidade como prêmio por ter sido o bairro carioca que mais diminuiu o lixo nas ruas.
A comunidade recém-pacificada reduziu a quantidade de lixo público em 19,8% no período de um ano. O esforço dos moradores será recompensado com obras de pavimentação de 182 ruas e vielas, construção de calçadas, meio-fios e sarjetas, recuperação de redes de drenagem e sistema de esgoto e o plantio de árvores.
A festa de premiação aconteceu na manhã desta sexta-feira, na Rua Arimateia, em frente à Associação de Moradores do Bairro. Estavam presentes, além do prefeito Eduardo Paes, o subprefeito da área Tiago Mohamed, o chefe de gabinete e vereador Luiz Antonio Guaraná, os secretários de Obras, Alexandre Pinto, e de Conservação, Carlos Roberto Osorio, a presidente da Comlurb, Angela Fonti e a administradora regional da Cidade de Deus, Miria Ferreira.
O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, destacou que “ aquele lugar abandonado há 40 anos agora está recebendo o que merece do poder público”.
As Obras serão executadas pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos e devem estar concluídas no prazo de um ano.
Lixômetro – O Rio de Janeiro é hoje uma das capitais com maior geração de lixo público do país. São mais de 1,2 milhão de toneladas recolhidos anualmente nas ruas e parais da cidade. Para conscientizar os moradores por uma cidade mais limpa foi instalado um painel eletrônico (Lixômetro), em Copacabana, em dezembro de 2009, que sinaliza a quantidade de lixo coletado pela Comlurb na semana. O objetivo é mobilizar todos os cariocas a unirem esforços no desafio de reduzir em 8% ao ano o lixo público na cidade, o que significaria uma economia de R$ 30 milhões e 96 mil toneladas a menos de resíduo nas ruas.