Tiago Mohamed e Eduardo Fagundes, da Secretaria de Obras |
A Prefeitura deu início às obras do BRT Transcarioca, um corredor exclusivo para ônibus articulados que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.
O prazo previsto para a implantação do BRT Transcarioca é de três anos, mas em um ano já haverá mudanças significativas no trânsito da Barra da Tijuca. A Av. Ayrton Senna não terá mais sinais. A via ganhará mergulhões que vão acabar com os engarrafamentos diários em frente aos hospitais Barra D`Or e Lourenço Jorge, por exemplo.
As obras na Avenida Ayrton Senna já começaram. Foi instalado um canteiro de obras na altura do “Cebolão" e foi interditado o contorno na Cidade de Música. O tráfego de veículos está sendo desviado, provisoriamente, em frente ao posto do 31º Batalhão da Polícia Militar, na Av. Ayrton Senna. Máquinas já estão começando a escavar o terreno.
Outro canteiro de obras está instalado na Rua Arroio Pavuna, atrás da rede Sara de hospitais. Já existe sondagem de terreno na frente da Av. Ayrton Senna em dois pontos: próximo à Vila do Pan (para estudo da ponte estaiada sobre a Lagoa de Jacarepaguá em direção à Avenida Abelardo Bueno) e próximo ao Cebolão (para os mergulhões).
Mergulhões na Ayrton Senna
A primeira estação do BRT será no Terminal Alvorada. Dali partirão os corredores do BRT (que serão feitos em concreto), pelo canteiro central da Av. Ayrton Senna.
Para desviar o trânsito de veículos e acabar com os sinais serão construídos três mergulhões e uma alça para retorno, dois deles no sentido da Barra e dois em direção ao Recreio.
- Um dos mergulhões dará passagem para os motoristas que estão na Av. Ayrton Senna, vindo da Linha Amarela em direção à Barra, e querem entrar na Rua Luis Carlos Prestes, do Hospital Lourenço Jorge. Mergulhão próximo ao Cebolão.
- O outro será para os motoristas que estão na pista lateral e central da Av. das Américas, vindo do shopping ou supermercado, e querem ir em direção ao Recreio. Hoje, esses veículos precisam fazer o desvio em frente ao Makro. Esse mergulhão também ficará próximo ao Cebolão.
- O terceiro mergulhão será na altura do Hospital Barra D´Or, no sentido Linha Amarela para a Barra, em direção à Rua Nelson Mufarrej (Parque Terra Encantada). Mergulhão em frente ao Via Park.
- Já os motoristas que estão na Av.Ayrton Senna em direção à Linha Amarela e querem retornar para a Barra ou Recreio vão utilizar uma alça que será construída em baixo das pontes que atravessam o Rio Camorim.
A Av. Ayrton Senna passará a ter quatro faixas na pista central (sendo uma do BRT e três para veículos) e mais três faixas no canteiro lateral.
As canaletas abertas de drenagem, que hoje dividem as pistas, serão fechadas para dar lugar a uma dessas faixas.
Na Av. Abelardo Bueno, sentido Barra, haverá duplicação da faixa lateral, com construção de via na margem da Lagoa. Hoje, em direção a Jacarepaguá existem três faixas centrais e duas laterais. Será construída também uma rotatória na Av. Abelardo Bueno, em frente à Estrada Coronel Pedro Correia, que será duplicada e receberá pavimentação, calçadas e meio fio.