terça-feira, 29 de março de 2011

CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL AUMENTARÁ EFICIÊNCIA DO ABASTECIMENTO NA BARRA, RECREIO E JACAREPAGUÁ

A partir desta quarta-feira (30/03), os bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, na Zona Oeste, passarão a contar com um moderno Centro de Controle Operacional (CCO) de Abastecimento de Água, que dará maior eficiência ao serviço prestado naquela região. Inédito, o projeto beneficia cerca de 700 mil habitantes numa área de 300km². A inauguração acontecerá na Gerência Regional da Cedae (Rua Henriqueta, 107, no Largo do Tanque, Jacarepaguá, às 11h).
- O CCO, que inicialmente integrará 30 pontos da distribuição de água da região, permitirá à Companhia monitorar eletronicamente o sistema em tempo real e acionar à distância as válvulas para controlar a vazão e a pressão da água. No futuro chegaremos a cerca de 50 pontos monitorados. Além de garantir maior eficácia à operação de abastecimento, o equipamento representará mais economia para a empresa – destacou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Ainda segundo Victer, com a automação, as operações passarão a ser programadas por um software, que permite a auto-operação das válvulas, reduzindo, assim, a interferência do homem.
- O sistema conta ainda com sensores de linha, que colhem os dados de pressão e vazão em cada ponto, e transmitem para o CCO as informações por meio de sinal de celular GPRS - completou.

Orçadas em cerca de R$ 10 milhões, as instalações do CCO foram viabilizadas através de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Cedae e a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi). A Cedae não arcou com nenhum custo do projeto, que é inédito e vai ao encontro dos compromissos do País junto ao Comitê Olímpico Internacional para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

Participam da inauguração do CCO o presidente da Cedae, Wagner Victer, e o presidente da Ademi, Rogério Chor.