A Nova Cedae conseguiu restabelecer por volta da 1h da madrugada desta segunda-feira (17/1) 90% da produção de água ao município de Teresópolis. Os técnicos da companhia colocaram em operação o primeiro grupo da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Teresópolis a partir da captação do Rio Preto.
“A captação do Rio Preto, que é a principal do município, ficou totalmente submersa e em grande parte destruídas. Conseguimos colocar os motores para secar em nossas estufas de oficinas no Rio de Janeiro. Com isso, iniciamos a sua operação com geradores elétricos”, informou o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer.
No Centro de Teresópolis, a pressão de abastecimento já está chegando a 30 metros de coluna de água. A previsão da Nova Cedae é de que o segundo grupo de motpres, o que totalizaria 100% da produção de água da estação deverá entra em operação ainda hoje (17/1).
Uma força tarefa da Cedae foi montada para operar na Região Serrana do Estado, onde 350 homens estão trabalhando. Sumidouro já teve 100% da produção de água normalizada. Em Bom Jardim, 50% foram restabelecidas. No município, a maior dificuldade é o acesso aos lugares que necessitam de reparos. A expectativa, porém, é que nesta segunda-feira eles sejam alcançados.
Obras em Areal e São José do Vale do Rio Preto
Informamos que, por orientação do Governo do Estado, mesmos que os municípios de Areal e São José do Vale do Rio Preto onde a Cedae não atua, a companhia vai realizar obras emergenciais no município, que também foram castigados pelas enchentes.