quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CEDAE INAUGURA OBRAS DE SANEAMENTO PARA LAGOAS DA BARRA E JACAREPAGUÁ

Bairros ganham duas estações de esgoto que atenderão a mais de 115 mil habitantes

O governo do estado do Rio de Janeiro, através da Cedae, inaugurou na manhã desta quarta-feira (24/11) duas obras fundamentais para a despoluição do complexo lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá e para preparar a cidade para os Jogos Olímpicos de 2016: as elevatórias de esgoto Bandeirantes e Curicica, em Jacarepaguá. As duas elevatórias bombearão cerca de 300 litros de esgoto por segundo, beneficiando aproximadamente 115 mil moradores da região.

A primeira inauguração aconteceu na Estrada dos Bandeirantes, nº 5.258, quando entrou em operação a “Estação Elevatória de Esgotos Bandeirantes”. A obra, que contou com investimentos de R$ 22 milhões do Governo do Estado, através do FECAM e da Cedae, permite o bombeamento de 200 litros de esgoto por segundo dos imóveis da região para a Estação Jacarepaguá e posteriormente para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca, de onde é encaminhado para o Emissário Submarino da Barra.

- A unidade deve atender a uma população de 80 mil habitantes da sub-bacia Bandeirantes em Jacarepaguá, reduzindo a poluição do Canal Pavuninha e contribuindo para elevar a qualidade da água das lagoas da região. A elevatória é equipada com três bombas acionadas por inversores de freqüência, reduzindo o consumo de energia elétrica, e sistema de gradeamento mecanizado e esteira rolante automática, que fará a separação dos resíduos sólidos. Juntamente com a estação foram implantados 27 mil metros de redes coletoras de esgoto, abrangendo todas as vias desta sub-bacia – detalhou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Em seguida, na Rua Castor, em Curicica, foi inaugurada a “Estação Elevatória Curicica”, com capacidade de bombeamento de 74 litros de esgoto por segundo, também direcionando os efluentes para a Estação Jacarepaguá, dali para a ETE Barra e posteriormente para o Emissário Submarino da Barra. A obra custou R$ 8 milhões em recursos do governo do estado por meio do FECAM e da Cedae, e beneficiará uma população de 37 mil habitantes da sub-bacia de Curicica, reduzindo a poluição do rio Guerenguê e contribuindo para a despoluição das lagoas da Barra e Jacarepaguá, bem como fazendo o esgotamento sanitário das empresas instaladas na região, como o Laboratório Schering-Plough, Laboratório Servier e Embalagens Poloni.

Além da Estação, foram instalados 15 mil metros de redes coletoras de esgotos, abrangendo todas as vias da sub-bacia. A Elevatória Curicica também é equipada com bombas que permitem a redução do consumo de energia elétrica e sistema de gradeamento mecanizado e esteira rolante automática capaz de retirar dos efluentes os resíduos sólidos.

O vice-governador, Luiz Fernando de Souza Pezão, participou das inaugurações e destacou o esforço do governo para garantir o saneamento na região de maior crescimento da cidade.

- Estamos revertendo um cenário de décadas de abandono do setor de saneamento no Rio de Janeiro, caminhando para colocar a Cedae no primeiro lugar entre as empresas de saneamento do país – afirmou Pezão.

Victer adiantou ainda que os investimentos na região vão prosseguir, com mais obras de saneamento na Barra da Tijuca.

- Em breve, ainda este ano, estaremos inaugurando, em parceria com a iniciativa privada através das construtoras Carvalho Hosken e RJZ e Cyrella, uma rede de saneamento interligando as localidades Península, Gleba F e O2 – disse.

Participaram também das inaugurações o Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.