terça-feira, 26 de outubro de 2010

OBRAS DA LINHA 4 DO METRÔ ESTAÇÃO JARDIM OCEÂNICO


Para dar continuidade as obras de implantação da Linha 4 do Metrô, cuja Estação Jardim Oceânico será enterrada no canteiro central, os dois retornos da Av. Armando Lombardi serão fechados por tapumes. Os retornos serão fechados em 2 (duas) etapas.

Etapa 1 - (EXECUTANDO) - (Fechamento do retorno Av. Armando Lombardi - em direção à São Conrado - Zona Sul - previsão a partir de 01/11/2010). Após a conclusão das obras de alargamento da pista da direita da Av. Armando Lombardi, sentido Recreio, para a implantação de uma 3ª faixa de rolamento (vide COMUNICADO 2), com término previsto para 31/10/2010, será fechado o Retorno, em direção a Zona Sul, para o tráfego de veículos. Das 4 (quatro) faixas de rolamento existentes, em frente ao Barra Point pista da direita, 1 (uma) será segregada com barreiras New Jersey e destinada ao tráfego de caminhões e máquinários, que irão trabalhar no canteiro central.Todo o tráfego de veículos oriundo do Rio da Pedras, Alto da Boa Vista, Itanhangá, Barrinha e adjacências com destino à Zona Sul, será transferido para fazer o retorno por debaixo do viaduto às margens do Canal de Marapendi. A CET-Rio estuda transferir o ponto de ônibus, situado entre o Condado de Cascais e a Igreja Assembléia de Deus, para a pista central da Av. Armando Lombardi, fazendo recuo no canteiro, para evitar o cruzamento "em X" entre os ônibus que retornam para a Av. Armando Lombardi e o tráfego principal da via.
Etapa 2 - (EM ESTUDO) - (Abertura de um novo retorno na Av. Armando Lombardi e Fechamento do retorno em direção ao Recreio - previsão: final do ano ou início de 2011). Antes de fechar o retorno entre a churrascaria Porção e o Posto do INSS (retorno em direção à Alvorada), para a colocação de tapumes no canteiro central, será necessário abrir um outro retorno na Av. Armando Lombardi, na altura da Av. Afonso da Taunay. Com isso, a Av. Afonso de Taunay passará a ter inversão de mão de sentido de direção, com as duas mãos em direção à Av. Armando Lombardi, voltando a ser como era alguns anos atrás. A previsão da abertura do novo retorno e fechamento do antigo deverá ser final do ano ou início de 2011, em virtude das licenças necessárias. Está em estudo, também, o recuo dos pontos de ônibus em frente da KIA Concessionária de Veículos e, em frente ao Posto do INSS, para não sobrecarregar o trânsito deste retorno, enquanto não é fechado. A fiscalização deverá ser reforçada nesta área.
Fonte: AMAR