quinta-feira, 21 de outubro de 2010

GOVERNADOR DÁ INÍCIO ÀS OBRAS DE RETIRADA DE ESGOTO NO TERREIRÃO

DATA: Sexta-feira (22/10)
HORÁRIO: 10h
LOCAL: Rua Gilka Machado, s/nº (margem esquerda do Canal das Taxas), Recreio dos Bandeirantes

O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes dão início, nesta sexta-feira (22/10), às 10h, na Rua Gilka Machado, s/nº, na margem esquerda do Canal das Taxas, no Recreio dos Bandeirantes, às obras de instalação de rede coletora de esgoto na comunidade do Terreirão e entorno. Projetado pela Cedae, com vistas ao crescimento da região, o novo sistema terá capacidade para receber o esgoto de cerca de 120 mil habitantes. As obras devem ser concluídas em novembro de 2011, cinco anos antes do previsto.

A segunda fase do esgotamento sanitário do Recreio dos Bandeirantes, no Terreirão e entorno, vai se incorporar à primeira etapa do programa, inaugurada em março deste ano com o início de operação da Elevatória do Recreio (inaugurada três anos antes do planejamento inicial), que já está escoando o esgoto produzido na bacia da Avenida Gláucio Gil, proveniente de 1.400 imóveis.

Ligado diretamente à despoluição do Canal das Taxas, o novo sistema terá três elevatórias. A primeira, com capacidade para bombear 95 litros de esgoto por segundo, terá como destino, primeiramente, a Estação Elevatória do Recreio dos Bandeirantes e, depois, a Estação Elevatória de Marapendi. De lá, o esgoto seguirá para a Estação de Tratamento da Barra da Tijuca e, finalmente, para o Emissário Submarino da Barra da Tijuca.

A Estação Elevatória será equipada com três eletro-bombas de 60HP cada, sistemas de eliminação de odores e abafadores de ruídos, unidade de retenção de resíduos sólidos totalmente automatizada e depósito de resíduos confinado para destinação sanitária adequada. O acionamento dos motores será por meio de inversores de frequencia, o que resultará em maior eficiencia energética.

Ao longo do Canal das Taxas serão construídos 2.650 metros de tronco coletor, em um linha recalque de esgotos da elevatória Canal das Taxas até a Elevatória do Recreio dos Bandeirantes e um conjunto de redes coletoras de esgoto.

Orçado em R$ 20 milhões, o programa de esgotamento sanitário do Recreio dos Bandeirantes, segundo estimativas do presidente da empresa, Wagner Victer, deve reduzir quase integralmente o despejo de resíduos orgânicos no Canal das Taxas, um dos principais daquela região.


- Com a inauguração da Elevatória do Recreio este ano e a instalação de rede coletora nos imóveis da Avenida Gláucio Gil já estamos chegando a cerca de 65% do esgoto tratado. E a rede coletora do Terreirão nos levará ao tratamento dos 35% restantes – observa Victer.

A obra de esgotamento sanitário do Recreito dos bandeirantes é mais uma realização que vai ao encontro dos compromissos do país junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Também estarão presentes à cerimônia de início das obras no Canal das Taxas, o presidente da Cedae, Wagner Victer, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e os secretários estaduais de Obras, Hudson Braga, e do Ambiente, Marilene Ramos.