A Prefeitura do Rio apresentou à imprensa, nesta segunda-feira, 17, o projeto de construção da Transolímpica, via expressa que fará a ligação direta entre a Barra da Tijuca e Deodoro, dois dos principais pólos de competição dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na cidade. De acordo com o projeto, que integra o caderno de encargos assinado pela Prefeitura com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a competição, a Transolímpica promete encurtar o tempo de deslocamento - de carro ou de ônibus - entre as duas regiões, o que facilitará o acesso do público da região Realengo/Campo Grande/Santa Cruz e da Baixada Fluminense à Barra da Tijuca, o maior pólo de competições do evento.
A via expressa também contará com um corredor expresso de ônibus BRT (Bus Rapid Transit) - semelhante ao implantado em Curitiba (PR), cujo sistema se encontra em forte expansão no mundo, - terá ligação direta com a estação de trens de Deodoro (Supervia) e com a Transoeste, na Barra. Os ônibus que circularão no corredor serão articulados. Com capacidade para 160 passageiros ou mais, os veículos terão ar-condicionado, portas no lado esquerdo e piso elevado a 90 cm do solo, em nível com a estação. Não haverá catraca interna.
Durante a entrevista coletiva, da qual participaram o prefeito Eduardo Paes e os secretários Alexandre Sansão (Transportes), Alexandre Pinto (Transportes) e Luiz Antônio Guaraná (Casa Civil), os convidados assistiram à apresentação gráfica que detalhou o projeto. Durante a exposição, o prefeito do Rio teceu alguns comentários.
- Trata-se de um compromisso estabelecido para os Jogos de 2016, que já vínhamos trabalhando há cerca de dez meses para implantá-lo. Posso dizer que a Transolímpica é uma das etapas do trabalho que a Prefeitura está realizando para organizar o transporte da cidade. Assim como a Transoeste e a Transcarioca, a Transolímpica é um projeto que ligará diversos pontos da cidade através de um sistema eficiente que irá desatar os nós existentes em diversos trechos – afirmou o prefeito.
De acordo com o cronograma apresentado hoje, será publicado nesta terça-feira, dia 18, aviso de convocação para a audiência pública, dia 11 de junho, que definirá, entre outros detalhes, os custos da intervenção. O lançamento do edital está marcado para setembro deste ano e a assinatura do contrato, bem como o início das obras, estão previstos para o primeiro semestre de 2011. A obra deverá ser entregue no primeiro semestre de 2015.
Após a apresentação, Eduardo Paes respondeu a perguntas sobre o projeto. Ele disse que o prazo de execução das obras foi estendido. Segundo ele, o projeto inicial previa 40 meses para sua execução. Agora, serão 48 meses.
- Preferimos agir com conforto, para termos um tempo de folga para eventuais complexidades que possam surgir durante as obras - disse.
O prefeito também explicou a decisão da Prefeitura de executar o projeto através de Parceria Público-Privada (PPP).
- A Prefeitura do Rio está pleiteando, junto ao governo federal, recursos para a implantação da via. Porém, decidimos não esperar. Nossa decisão de PPP permite um aporte maior de recursos privados e públicos que garantem a implantação da Transolímpica. Definimos um modelo mas estamos investindo em um grande sistema de BRTs que permita que as pessoas circulem dando preferência ao transporte público, sem que precisem utilizar seus carros -disse Eduardo Paes, adiantando que o custo do transporte será o do Bilhete Único.
A Transolímpica, anteriormente chamada de “Ligação C”, será a maior obra da cidade nos últimos 30 anos. De acordo com o projeto, serão 26 km de extensão, com quatro túneis. Por toda a via, serão construídas três faixas para veículos gerais em cada sentido, além de mais 9 kms de vias locais marginais. Além disso, haverá uma faixa exclusiva para o sistema BRT ao longo de todo o percurso e pistas duplas nas estações, para permitir ultrapassagens. No ano inicial, o projeto prevê 60 ônibus articulados.
Serão construídas 18 estações entre a Barra da Tijuca e Deodoro e dois terminais de fácil acesso, com integração a outros sistemas de transporte. Também haverá bicicletários nas estações.
As estações vão oferecer aos usuários toda a infra-estrutura, com segurança e a instalação de cerca de 3.200 postes de iluminação e 3 mil luminárias nos túneis. Também haverá preocupação com a travessia de trechos urbanos. Serão construídas pistas em nível, vias laterais, calçadas largas e travessia prioritária de pedestres, além de ciclovias nas duas laterais da via.
O projeto garantirá outras benfeitorias, como urbanização e facilidade de transporte para os moradores das áreas do entorno. Também será responsável por promover a inserção da região de Deodoro e Magalhães Bastos como novo pólo de crescimento residencial e econômico da cidade.
A operação da Transolímpica ficará a cargo de empresa concessionada, de forma que sejam garantidos e mantidos o padrão de excelência na manutenção da via e na operação dos sistema de transportes.
Na foto: prefeito Eduardo Paes, o secretário Alexandre Sansão (Transportes)e Luiz Antônio Guaraná (Casa Civil)
Texto: Flávia David
Fotos: J.P. Engelbrecht