terça-feira, 11 de maio de 2010

Autoridades civis, militares e públicas discutem a segurança na Barra



Autoridades civis, militares e públicas discutem a segurança na Barra foto de Margareth Santos


Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 10 de maio, a reunião mensal do 31º Conselho Comunitário de Segurança (CCS), no auditório da Câmara Comunitária da Barra (CCBT), que reuniu autoridades públicas, militares e civis e líderes de associações para discutir soluções para a segurança do bairro.
O Comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Cel. Antonio Couto, fez um balanço dos seus 53 dias à frente do BPM e da redução de cerca de 20% dos índices de violência da Barra da Tijuca. “Apesar dos 80 policiais a menos, nós fizemos um reposicionamento das estratégias de policiamento e, com isso, conseguimos melhorar a nossa meta de redução da criminalidade no bairro”, afirmou.
A Delegada Titular da 42ª Delegacia Legal de Polícia (DP), no Recreio dos Bandeirantes, Carolina Salomão, comentou os 21 dias de atuação na área, que vai da Avenida Salvador Allende à Grota Funda. “Estamos fazendo um mapeamento das principais ocorrências para traçar operações de combate a roubos e furtos”, acrescentou. De acordo com Carolina, o furto de celulares e os crimes de estelionato são as principais ocorrências da região. Já o Delegado Titular da 16ª DP, na Barra, Raphael Willis, lembrou que em junho será inaugurado o Instituto Médico Legal (IML), que terá um setor de criminalística para auxiliar nas perícias locais.
A Guarda Municipal, por meio do Comandante da 4ª Inspetoria da Barra, Wagner Guimarães, comentou sobre a Operação Choque de Ordem no Barra Shopping e lamentou que, em virtude disso, outros locais do bairro fiquem sem a presença ostensiva dos guardas. “No momento, temos uma deficiência de pessoal. Isso já foi relatado e estamos aguardando que um novo efetivo seja contratado”, informou. Para facilitar os agentes no trânsito, Guimarães aconselhou o uso do telefone 153, a ser acionado em caso de acidentes de trânsito sem vítimas.
Tiago Mohamed, Subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, falou das obras programadas para serem licitadas ainda neste semestre, como a duplicação da Avenida das Américas e Estrada dos Bandeirantes. “A falta de manutenção, por um longo período, e a ocupação irregular do solo são as fontes de muitos problemas nessa região”, frisou. Ele comentou ainda que o dinheiro público deve ser usado com bom senso e aplicado naquilo que é prioridade para a população.
Fonte: AIB
-----