terça-feira, 4 de maio de 2010

AEROPORTO DE JACAREPAGUÁ

Opinião do Leitor

Assistimos brilhante palestra do Dr. Willer Carry Furtado, Superintendente Regional do Rio de Janeiro - INFRAERO,- inteirando-nos do competente e perseguido trabalho que realizam nos Aeroportos do Rio, com informes também de iguais procedimentos pelo Brasil, tornando-os bem operacionais, com orçamentos rentáveis e lucrativos.
Assim, soubemos que o Aeroporto do Campo de Marte está pleno e com resultado substancial.
Do nosso Aeroporto de Jacarepaguá, são boas as notícias, com grande movimento de Helicópteros, Aviões de Executivos e de Propaganda no contorno das praias, e operações orçamentárias positivas.
Justificou que não implantaram a utilização de Aeronaves de menor Porte para transportes de passageiros, por manifestações públicas contraria a Poluição Sonora.
Faltou sem dúvida a reação de Executivos e Empresários que tanto freqüentam São Paulo, para demonstrar necessidade maior de rapidez na comunicação, e ajudariam a desafogar os Aeroportos Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont.
Daí, deu-me a oportunidade de ponderar sobre a dificuldade de deslocação daqueles residentes naquela Região, com premência de tempo.
Citei como exemplo, que na mesma manhã da Reunião em que estávamos presentes, às 7,25 horas, embarquei em Ônibus Especial que faz conexão com Metrô, no Ponto do Condado de Cascais (Jardim Oceânico), ingressando simultaneamente na Estação General Osório e ao desembarcar na Estação Uruguaiana, eram exatamente 10,40 horas, portanto, 3,15 horas gastos no percurso.
Qual tempo, então se embarcasse no Recreio – Alvorada – Jacarepaguá seria mais que ida e volta a Rio/São Paulo – Executivos não podem perder tempo, quando instalando-se Aviões de Porte Menor, mais adequados à estruturas operacionais e de segurança, faríamos enorme economia de tempo, de despesas, de desafogo do transito terrestre hiper congestionado.
A Solução pronta, imediata e objetiva, será a implantação operacional do transporte de passageiros, com resultado positivo sob todos os aspectos, e desafogando nossos dois maiores Aeroportos.
A poluição sonora dessas Aeronaves, não difere dos Helicópteros, às vezes até mais acentuados, além dos mesmos também operacionarem à noite, em função de segurança ou de orientação do transito . Imaginem também o próprio Aeroporto de Congonhas, completamente cercado por residências, comércio, etc, mas com aeronaves pesadíssimas.
Sabido é e podemos confiar que a médio prazo, o nosso Competente e Determinado Secretário de Urbanismo, completará o Plano Lucio Costa, com vias marginais paralelas para desafogo do transito, e o METRÔ bem avançará, mas demandará tempo, enquanto, a instalação das menores Aeronaves para passageiros pode e deverá ser imediatamente implantada, já que pelos comparativos cabíveis, os reclamos de barulho não é consistente,tendo apenas faltado, é a manifestação pública daqueles que tanto ficam prejudicados em precioso tempo para poderem gerir bem maior produtividade e sem tanto sacrifício.
São observações de quem exerceu funções com jurisdição Rio à Manaus, hoje, porém, sofrendo no dia a dia por morar na Barra e trabalhar na proximidade da Praça Mauá, já tendo até sugerido ao nosso Secretário, a criação de Taxi – Lotação – Solidário, só permitindo embarques nos Pontos Iniciais e Finais e Vice –versa, mas deve estar sendo avaliado.
Esta de Parabéns o Digno Superintendente do Infraero – Rio, desejando – lhe continuo sucesso, o qual nos deu também oportunidade de reabrir a discussão para essa útil opção.

Ricardo Varella Por carta/2010