
O Programa, conforme anunciou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, também será estendido às comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia no Leme, Zona Sul do Rio. “Espaços públicos pacificados pelas UPPs receberão serviços de luz, limpeza e conservação, a exemplo do que começamos hoje a fazer na Cidade de Deus e do que faremos, a partir da próxima semana, na Babilônia e no Chapéu Mangueira. Essa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro permite oferecer à população serviços públicos de qualidade em áreas que no passado não estavam integradas à cidade formal”, afirmou Osorio.
Para o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, a parceria com a Prefeitura é fundamental no processo de pacificação. “Este programa da Prefeitura confirma que segurança se garante oferecendo dignidade para a população. Tenho certeza de que quanto mais atendermos as demandas sociais, menos policiamento precisaremos ter”, disse Beltrame.
O subprefeito da Barra e Jacarepaguá Tiago Mohamed acredita que esse Programa, junto com outras ações da Prefeitura, trará melhorias para a qualidade de vida dos moradores. “Além da ação iniciada hoje, também está sendo realizada a dragagem do Rio Grande que cruza a Cidade de Deus”, completou o subprefeito.
Na Cidade de Deus, a Rioluz começou as obras de iluminação pública, com a meta de instalação e requalificação de 3.200 pontos de luz em 208 logradouros. A obra está orçada em R$ 1,9 milhão e a previsão é de que o trabalho, feito por 32 técnicos da Rioluz, seja finalizado em cinco meses. Ao todo, serão instalados 550 novos pontos e requalificados mais 2.650.
O projeto prevê a instalação de luminárias de alto rendimento, com lâmpadas a vapor de sódio e multivapor metálico nas potências 70, 100, 150, 250 e 400 watts. Essas lâmpadas proporcionarão, com o mesmo consumo de energia elétrica, um aumento de 40% na luminosidade. Além disso, nas áreas da Cidade de Deus sem iluminação pública, será implantada rede de postes, a exemplo do que já começou a ser feito na comunidade do Karatê.A Comlurb e a Coordenadoria Geral de Conservação (CGC) também realizarão no bairro ações de limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais, caixas, ramais, ralos e poços de visita, substituição de grelhas e tampões das redes de drenagem, além de pavimentação em paralelepípedos e asfáltica. Segundo informações do Instituto Pereira Passos, a população da Cidade de Deus é de 38 mil habitantes, o que representa 10.866 domicílios.