sexta-feira, 26 de março de 2010

CABRAL INAUGURA NOVO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO RECREIO DOS BANDEIRANTES

Estação elevatória melhorará a qualidade da água do Canal das Taxas beneficiando 240 mil pessoas

O governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, inauguraram hoje (26/03), na Avenida Gláucio Gil, a Estação Elevatória de Esgotos do Recreio, uma das mais importantes e reivindicadas obras de saneamento da Zona Oeste. Capacitada para receber e transportar até 1.200 litros de esgotos por segundo para a Estação de Tratamento da Barra da Tijuca e, em seguida, para o Emissário Submarino, a moderna elevatória desafogará gradativamente o Canal das Taxas, beneficiando futuramente uma população estimada em 240 mil moradores.

“A obra é uma demonstração da verdadeira revolução ambiental que a Cedae está promovendo em todo o estado. Entretanto, caso a Emenda Ibsen prospere, todas as obras de saneamento do estado correm risco, afinal, os recursos investidos em projetos como a nova elevatória do Recreio são provenientes do Fecam, que é oriundo dos royalties”, destacou Cabral.

Com a inauguração da elevatória está sendo implantado o novo sistema de esgotamento sanitário do bairro, representando um investimento já realizado da ordem de R$ 70 milhões (recursos do Fecam). No novo sistema também foi implantada uma linha de recalque de 8,5 mil metros de extensão para direcionar o esgoto coletado para a Estação de Tratamento da Barra da Tijuca. Equipada com ventosas especiais para proteção, a linha possui diâmetro de um metro em tubo de polietileno de alta densidade, material resistente para este tipo de aplicação.

“Antecipamos em três anos a inauguração da elevatória, iniciando o processo efetivo de saneamento da região, onde 1.800 imóveis já estão conectados. O próximo passo para promover a despoluição naquela área é a Elevatória da Lagoa da Tijuca, que será inaugurada nos próximos meses”, adiantou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Por método de construção não destrutivo (shield) foram instalados 2 mil metros de troncos coletores de esgoto com diâmetros de 600mm, 1.000mm e 2.200mm, o que eliminará uma série de lançamentos de esgotos existentes no Canal das Taxas. O evento é mais uma realização que vai ao encontro dos compromissos assumidos com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

“Tratamento de esgoto significa saúde e vida. Graças ao governador Cabral é a primeira vez na história que o dinheiro do Fecam vai inteiramente para o meio ambiente”, comemorou o ministro Carlos Minc.

Vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão ressaltou a relevância da parceria com a União, iniciativa que permitiu ao Estado buscar os recursos federais que há muitos anos não eram obtidos pelo Rio de Janeiro. “Nunca se fez tanto pelo saneamento em tão pouco tempo”, frisou Pezão.



Na avaliação da secretária estadual do Ambiente Marilene Ramos, o desafio que muitos consideravam impossível se ser vencido se tornou uma realidade pela atuação da Cedae. Segundo ela, a obra foi executada em consequência da parceria com a Prefeitura. “Em outras gestões, tínhamos dificuldades para tocar obras na região”, acentuou Marilene Ramos.

A cerimônia - parte das comemorações pelo Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de Março - contou também com as presenças do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, do presidente da Alerj, Jorge Picciani, parlamentares, de associações de moradores e de entidades ligadas ao meio ambiente.