
* Brenildo Tavares
Hoje, lembrando e relembrando tempos idos, distantes, mas nunca esquecidos, paira no ar uma pergunta: os bons tempos da Lagoa serão lembrados e revividos? Na visão do empresário Eike Batista não há dúvida. Em alto e bom tom, assim declarou na ANM - Academia Nacional de Medicina -: "Vamos todos nadar na Lagoa Rodrigo de Freitas, que ficará totalmente limpa daqui uns dois anos". Graças a Eike, cuja limpeza financia, tudo de bom retornara retornará à Lagoa. Outros benefícios também foram aquinhoados e declarados na ANM, durante sessão em 12 de MARÇO DE 2009, no auditório lotado inclusive com presença de autoridades especialmente reunidas: José Gomes Temporão ministro da Saúde, ex-ministros Pedro Malan da Fazenda e Adib Jatene ex-ministro da Saúde, além do empresário Eike Batista.
Eike financiará O Programa de Educação Médica a Distância Via Webmail internet (www.anm.org.br).
Ao vivo para todo o Brasil serão divulgadas as sessões solenes da ANM das quinta feiras às 18 horas.
O Programa cooperará com o Ministério da Saúde no ensino médico do país.
Na ocasião, Eike recebeu das mãos do presidente eleito, Acadêmico prof. Pietro Novelino o título de benfeitor “por contribuír para a realização desse antigo sonho”. Após a homenagem foi realizado o Simpósio sobre a crise economica mundial e a saúde. O empresário Eike Batista na oportunidade agradeceu o título e apresentou em slides seus atuais e futuros projetos de investimentos no Rio de Janeiro e no Brasil.
O empresário ainda contou algo sobre sua trajetória.
"Fui criado com seis irmãos, todos morando na mesma casa. Desde cedo aprendi a dividir como uma obrigação".
LAGOA EM DEPOIMENTO HISTÓRICO DE UM MORADOR
* Brenildo Tavares: “Criança ainda (1936) cheguei um dia correndo pela rua Frei Leandro – Jardim Botânico - levado pela mão de tia jovem para de pronto chegarmos à margem pela primeira vez. As ondas leves oscilando, molhando, encobrindo e descobrindo pequenas pedras que espalhadas se mostravam todas povoadas com pequenos sirís de costado azul a se divertir em subir, descer, mergulhar, subir de novo, em dança alegre e maravilhosa.
Estupefato nesse primeiro contacto com um mundo desconhecido dediquei toda atenção ao espetáculo simples porém grandioso, ali agora admirado, jamais imaginado. Valorizava os crustáceos, hoje em espontâneo resgate à medida em que as águas se tornam limpas devido à benemerência de Eike Batista que trouxe confiança e esperança de brevemente tudo retornar. E surgirão ao mesmo tempo os antigos momentos de agitação da plena movimentação dos cardumes de múltiplas espécies. O incessante movimento é composto de Paratís e Tainhas e outros peixes vindos mar, onde se reproduzem e crescem. Chegam à Lagoa após percorrerem o canal do Jardim de Allah com demais peixes. No mar para se reproduzir não necessitam do manguezal que nunca abrigou nem jamais abrigou alevinos de qualquer espécie.”
* Brenildo Tavares é médico e morador da Rua Frei Leandro no Jardim Botânico