terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CARROS DE SOM - OPINIÃO DA REDAÇÃO

Mais de 200 carros de som, a maior parte abusando do controle de decibéis, continuam percorrendo diariamente ruas e praças – inclusive aos domingos – invadindo ruas particulares e passando por centros comerciais de Jacarepaguá e Barra da Tijuca pra promover shows, divulgar mercados, vender frutas e compra de materiais elétricos. É um mercado livre que não tem controle da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de nenhum órgão da Prefeitura, apesar de constantes reclamações dos moradores contra esse abuso da camelotagem.
Alguns desses veículos chegam às 7 horas, com vendedores aos berros anunciando botijões de gás de cozinha. Os que tem som incomodam pessoas idosas e doentes em casa, muitos causando interrupções de conversas ao telefone, tal volume invadindo casas e apartamentos. Em relação à parte sanitária, o pescado vendido não tem controle as saúde pública.
* Na Alemanha, uma família de brasileiros recém chegados a Berlim escapou de receber uma advertência ou multa das autoridades, por estar incomodando os vizinhos ao cortar grama com sua máquina elétrica. Foi salva com um aviso de um casal de que estava infringindo a lei do silêncio dos domingos. A proibição é contra qualquer perturbação ambiental especialmente provocada por barulho nos horários e locais não permitidos.