O governador Sérgio Cabral abre, neste sábado, às 10h, na Lagoa Rodrigo de Freitas, a Copa Cedae Lagoa Limpa de Wakeboard. A competição para definir o campeão carioca de 2009 será realizada em frente à Rua Garcia D`Ávila.
“É bem legal competir no Rio, ainda mais agora com o projeto Lagoa Limpa. Tenho treinado todos os dias, creio que vai ser uma ótima competição”, disse Marreco, um dos mais consagrados nomes do esporte e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, que participará da etapa carioca.
Assim como Marreco, atletas de outras modalidades, como remo e vela, também estão sendo beneficiados pela despoluição da Lagoa. O processo de recuperação ambiental de um dos mais belos cartões de visita da Cidade do Rio de Janeiro está inserida em um projeto coordenado pela Cedae para colocar em funcionamento o complexo das oito elevatórias de esgoto que compõem o “cinturão” de despoluição da lagoa. Tal esforço possibilitou devolver ao Rio importante espaço de lazer e esporte.
Além de Marreco, Mário Manzolli, o Marito (SP), e Rodrigo Teixeira já confirmaram presença na etapa. No feminino, Camila Ortemblad e Teca Lobato também estarão na briga pelo título carioca. Serão realizadas disputas em seis categorias (Profissional, Open, Avançado, Intermediário, Iniciante e Mirim) e haverá ainda uma competição de Best Trick (melhor manobra).
O Wakeboard surgiu na década de 70 nos Estados Unidos como uma alternativa para os surfistas nos dias de pouca onda. Inicialmente, era praticado com uma prancha de surfe com fixações. Desde a chegada no país, em 1990, passou-se algum tempo para a oficialização do esporte. Somente em 1997, com fundação da ABW (associação brasileira de wakeboard), a modalidade se consolidou no Brasil. A ABW é responsável pela realização do Circuito Nacional. O circuito nacional conta com diversas etapas, em várias regiões do Brasil.