segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Vans – discussões ainda no início


Desde que o governo resolveu acabar com as vans intermunicipais, a redução do número delas no Rio melhorou a fluidez do trânsito na região. Uma prova é o aumento da velocidade média dos veículos.
O trânsito no Centro do Rio também melhorou. – Houve melhora significativa do tráfego na Avenidas Presidente Vargas e Rio Branco e Francisco Bicalho.
No início de setembro passou a circular apenas as 462 vans cujos motoristas atenderam a todos os requisitos da licitação e estão operando em 50 linhas legais, que ligam os municípios aos terminais da Leopoldina, destinado a 281 vans, e da Central, onde podem parar 15 vans.
Os veículos, de acordo com as normas da licitação, não podem embarcar passageiros no meio do caminho. O nova regra desagradou os passageiros, que também reclamam da passagem um pouco mais cara.
A mudanças significam menos 1.124 vans no Centro do Rio. Eram linhas que ligavam os municípios da Região Metropolitana à capital, sendo que muitas delas passavam por ruas do bairro.
Na capital, as vans intermunicipais não poderão circular pelo Centro nem embarcar ou desembarcar passageiros no meio do caminho. Deverão parar em terminais na Leopoldina, na Central, no Méier, em Cascadura e em Campo Grande.
As vans ganharam cores novas, de acordo com a linha, e passa a ser obrigatório ter o trajeto na porta, além do número de inscrição. A concessão valerá por cinco anos, podendo ser renovada, e só foram fornecidas a pessoas físicas. Cooperativas não puderam participar do processo.
Alguns passageiros reclamam que acordam mais cedo para chegar ao trabalho e acabam gastando mais com passagem. A dúvida continua.
O Detro colocou o telefone 2332-9538 para os usuários fazerem reclamações do serviço de vans. Os veículos terão que cumprir o itinerário previsto na licitação e a fiscalização vai contar com auxílio de um sistema de GPS, instalado no Detro.