sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Evento discute o papel dos pais na educação de crianças saudáveis e com problemas de saúde

Numa família com uma criança com problemas de saúde e outra saudável, qual delas necessita de mais atenção? Aquela mais frágil fisicamente? Errado. Essa visão equivocada que muitos pais têm, segundo psicólogos, será o tema da palestra Olhando a Criança de Perto, uma parceria entre a Universidade Veiga de Almeida (UVA), Lions Clube e Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Tereza D´Ávila, que acontece às 10 horas, do próximo sábado, dia 24, na UVA.
O evento é voltado a familiares, educadores e profissionais da saúde e terá como palestrantes as psicólogas convidadas Patrícia Barreto e Evelin Neumann, além de Eunice Madeira, professora da graduação em Psicologia da UVA. Simultaneamente à palestra, o Lions e a Casa Santa Tereza D’Ávila promoverão atividades de recreação para crianças com câncer no Colégio Veiga de Almeida.
Segundo Eunice, o objetivo é debater as ações daqueles pais que acabam dedicando, sem perceber, seu maior tempo e atenção ao filho debilitado por alguma doença. “O outro por ser saudável e mais independente, muitas vezes, perde a participação dos pais em momentos importantes de seu desenvolvimento. Nosso foco será a criança, suas possibilidades e necessidades. Vamos refletir sobre as relações familiares, paternas e maternas nos grupos onde há crianças portadoras de alguma doença e saudáveis”, destaca. A especialista ressalta que a maior parte dos problemas emocionais infantis é causado pela falta de tempo e demonstração de afeto de seus responsáveis.
Para participar da palestra Olhando a Criança de Perto, basta comparecer ao auditório do campus Barra da UVA, que fica na Av. Gen. Felicíssimo Cardoso, 500. O ingresso é uma lata de leite em pó ou suplemento alimentar, que será encaminhado à Casa Santa Tereza D´Ávila. Mais informações no telefone (21) 2574-8888.