quarta-feira, 2 de setembro de 2009

81º ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

O prefeito Eduardo Paes abriu, na noite desta terça-feira, dia 1º de setembro, o 81º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) convidando empresários do setor a investirem na cidade. O evento aconteceu no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barretto e o governador do estado, Sérgio Cabral participaram da solenidade. O objetivo do encontro é discutir os desafios e os caminhos para que o setor se mantenha como forte elemento de estabilidade econômica e social. - É um orgulho receber o Enic no Rio de Janeiro, uma peça tão fundamental para o desenvolvimento do país. Isso acontece em um momento muito especial. Depois de muito tempo, o Governo Federal de fato cobra e começa a tratar da política habitacional. Aproveito essa oportunidade da indústria e construção civil reunida no Rio de Janeiro para fazer um pouco de propaganda, mais que propaganda, queria convidá-los para a cidade do Rio de Janeiro – disse o prefeito. Eduardo Paes ainda exaltou as condições criadas pelo Município para incentivar a construção civil.
- O primeiro aspecto é esse importante programa criado pelo Governo Federal para habitação “Minha casa minha vida”. Não há cidade no Brasil que tenha criado condições melhores que a cidade do Rio criou para receber esse projeto. Damos isenção de ISS (Imposto Sobre Serviços) e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).
O convite que eu faço àqueles que ainda não trabalham com o "Minha casa minha vida, no Rio" que invistam na cidade. Nós também estamos desbravando uma área abandonada da cidade, que é a Zona Portuária. É um investimento importante, uma parceria que se constrói com o governo estado e com o governo federal. Nesta quarta-feira, dia 2, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) fará a entrega do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – Edição 2009 aos mais importantes projetos desenvolvidos por empresas da indústria da construção. A premiação é dividida em três categorias: "Entidade", "Empresa" e "Destaque Social" e tem como objetivo fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais no setor da indústria da construção e do mercado imobiliário.O 81º Enic será realizado até quinta-feira, dia 3, e reúne cerca de 1.200 profissionais da indústria da construção civil. É promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), mais antigo sindicato do Brasil, que comemora 90 anos de fundação.
Fotos: J.P. Engelbrecht