segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CEDAE E GRUPO EBX INICIAM AÇÃO QUE INTEGRARÁ PROGRAMA DE MELHORIA AMBIENTAL DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS

Projeto contará com robô de alta tecnologia para verificação de galerias de águas pluviais

DATA: HOJE – TERÇA-FEIRA (25/8)
HORÁRIO: 9H
LOCAL: Avenida Borges de Medeiros, na Praça dos Patins, ao lado do heliporto, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio

O vice-governador e secretário de Obras do Estado, Luiz Fernando Pezão, o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, e o diretor da EBX, Paulo Farag, darão início, nesta terça-feira (25/8), às 9h, aos serviços de limpeza e filmagem das galerias de águas pluviais do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. As intervenções técnicas, que fazem parte de uma parceria entre a Cedae e o Grupo EBX, auxiliarão na identificação de possíveis lançamentos clandestinos de esgotos que são drenados para as galerias de águas pluviais e podem acabar na Lagoa, e na limpeza de tubulações. Os serviços, que terão duração de 60 dias, envolvem recursos da ordem de R$ 500 mil.

- Essa operação de limpeza e filmagem interna das redes é uma etapa muito importante do processo de despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas. Com esses serviços, obteremos um melhor escoamento e drenagem das redes de esgotamento sanitário, galerias de águas e da galeria de cintura da Lagoa. Vamos identificar e remover sólidos e gorduras de cerca de 60 quilômetros de redes - explicou Victer.

Nessa etapa do processo despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas, trabalharão 25 homens entre funcionários da Cedae e do grupo EBX. Além disso, serão disponibilizados dois veículos tipo vácuo-flex, dois sewer-jet e uma van, equipada com um robô de filmagem.

- Estaremos utilizando um mini robô com equipamento de filmagem acoplado que fará uma espécie de blitz diária nas galerias de águas pluviais em busca de ligações clandestinas e de qualquer outro tipo de irregularidade que ponha em risco a qualidade de água da lagoa – informou Victer.

A Cedae também está executando o Programa de Melhoria Ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas e semana passada inaugurou a nova Elevatória José Mariano. Recentemente também foram inauguradas as elevatórias Saturnino de Brito, Jardim Botânico, Corte de Cantagalo, Farme de Amoedo, Caiçaras e Leblon, localizadas no entorno da Lagoa, que beneficiam diretamente 180 mil moradores dos bairros do Leblon, Gávea, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado e Humaitá. Os resultados já são visíveis e que quantidade de coliformes fecais na Lagoa Rodrigo de Freitas caiu de 16.000 em 2006 para valores da ordem de 1.000 por 100 mililitros atualmente, dentro do padrão estabelecido pelo Conama para considerar a água própria para o banho.