quinta-feira, 25 de junho de 2009

Café da manhã com o presidente da Acibarra e o vice-governador Pezão

* Por Tatiana Couto

No encontro da Acibarra realizado no Tourão no dia 25 de Maio com o vice-governador Pezão, o presidente da instituição Ney Suassuana pediu o metrô para a Barra, a construção de pontes perto do Condado dos Cascais, mais soldados no batalhão e aumento dos salários para a segurança.
Pezão lembrou quando foi Prefeito de uma cidade pequena com 15 mil eleitores “Se eu tive sucesso , foi devido às parcerias que pude fazer. Vivi e cresci no Ribeirão da Laje, quando assumi o cargo fiz questão de usar a verba em prioridades e investi 35% na saúde e 34% em educação. Em 97 quando entrei para a Prefeitura, tinha duas linhas de telefone e sonhei com internet e banda larga. Tenho o orgulho de dizer que Piraí foi a primeira cidade digital do país e reconhecida internacionalmente (saindo inclusive na revista americana Newsweek). Agora a cidade será a primeira receber um PC por aluno, mostrando que é possível realizar sonhos”enfatizou.
Sobre o governo Sérgio Cabral, Pezão declarou: “Tenho orgulho de trabalhar com ele. Vivemos um momento no Rio extraordinário. Sérgio conseguiu botar o Rio na rota para receber os recursos. Essa cidade sempre foi oposição, pagamos um preço alto vendo a deterioração acontecer. Você não conserta tudo em dois anos e meio. Temos que lutar pelo Rio. Investimos R$ 1 bilhão em favelas com o programa do PAC. Vamos começar a construir uma super UPA na Rocinha. São 4 bilhões de reais investidos em dois anos anos e meio” ressaltou.
O aumento do efetivo para garantir a segurança foi outro ponto exposto: “Queremos botar mais 10 mil soldados para ocupar as favelas. Acredito que poderia usar o Exército para reforçar a segurança em todo o Rio de Janeiro. Lembrando que antes de trabalhar segurança, temos que trabalhar educação, cultura e saúde”.
Quanto ao saneamento do Rio, Pezão antecipou a liberação de 580 milhões para o saneamento do Rio, sendo 300 milhões para a região da Barra, Recreio, Jacarepaguá e Vargem Grande.
Outra boa notícia foi o inicio das obras do metrô Barra em novembro: “ Tivemos ontem(24/06) a aprovação da venda dos terrenos do metrô da Barra. Aqui na região teremos o centro de treinamento da Seleção Brasileira, a sede da CBF, o museu do futebol, e não teremos o metrô? Não dá para conceber isso. O transporte é um gargalo para a Barra da Tijuca. Não adianta fazer todas as obras melhorando a gestão do estado, não fazendo o metrô da Barra”.
Pezão concluiu seu discurso colocando-se a disposição para mostrar os projetos do Governo mais uma vez em outro encontro e agradeceu a oportunidade da Acibarra de encontrar-se com os moradores da região.

* Tatiana Couto é editora-chefe do Portal AIB