sexta-feira, 29 de maio de 2009

Espaço Motor


* JOÃO MENDES

NISSAN LANÇA SEU PRIMEIRO CARRO FLEXÍVEL, O LIVINA

Sucesso de vendas na China, Indonésia, África do Sul, e em outros países, o Nissan Livina passa a ser produzido no Brasil e é o primeiro carro da Nissan a ser equipado com motor flexível. Êle é um monovolume com tecnologia japonesa e tem quatro versões 1.6 16V, 1.8 16V, 1.6 16V SL e 1.8 16V SL, que se diferem pelo pacote de equipamentos. O motor 1.6 16 pode desenvolver até 108 cavalos usando só álcool, e o 1.8 16V tem potência de 126 cavalos, também só usando álcool como combustível. Na versão com motor 1.8 esta disponível o câmbio automático de quatro velocidades.
O Livina tem grande área envidraçada e todo o espaço e versatilidade que se espera de um monovolume. O porta-malas tem capacidade de 449 litros.
O novo carro tem um pacote tecnológico e de segurança com preço bem atrativo e desde a versão mais acessível o Livina oferece direção assistida, acionamento elétrico dos vidros, travas e retrovisores, ar condicionado e air bag para o motorista. O preço desta versão é de R$46.690,00.


GM ATUALIZA O VECTRA GT
Pouco tempo depois de atualizar o seu modelo Vectra sedan, a GM, que no Brasil esta muito bem financeiramente, apresentou o Vectra GT com novo visual e também uma nova nomeclatura, seu nome certo é Vectra GT Remix. O modelo hatch ficou com visual mais moderno e bonito, melhor acabamento interno, novos porta objetos, um desenho novo nos mostradores do painel, mas a grande novidade é o motor 2.0 que melhorou muito, ganhando 12 cavalos, agora desenvolve até 140 cavalos usando o só álcool como combustível e 133 cavalos quando se usa apenas gasolina. Este motor é o mesmo que equipa o Vectra Next Edition.
O modelo que esta sendo comercializado como ano 2009 tem preço de R$56.034 para a versão de entrada que é a GT com câmbio manual, e a versão mais sofisticada, a GT-X, custa R$64.134, lembrando que o GPS, item de série no lançamento do modelo, agora é opcional.



EOS CHEGA AS CONCESSIONÁRIAS DA VOLKSWAGEN

O Volkswagen EOS, apresentado no Slão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, agora esta disponível nas revendas da marca. O carro tem sofisticação, requinte e conforto com design esportivo. Seu nome vem da mitologia grega e significa Deusa do Amanhecer.
O EOS é o primeiro conversível do mundo a oferecer sistema de capota de cinco partes, com acionamento elétrico e teto solar de vidro escurecido.
Seu motor é 2.0 TSI Turbo, que desenvolve 200 cavalos e o câmbio é Tiptronic de seis marchas. Com este conjunto o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e tem velocidade final de 229 km/h. Comercializado em versão única seu preço de lançamento é R$159.900,00. O carro tem personalidade.


SUBSTITUIÇÃO NA RENAULT, SAI CLIO SEDAN ENTRA SYMBOL

O Clio Sedan já estava na últimas e a renovação veio na hora certa, a Renault, que esta aumentando sua participação no mercado, lança o Symbol, mais atual, com mais espaço, um design mais agradável com um motor que já é sucesso, o espertíssimo 1.6 16 V que desenvolve até 115 cavalos. O porta-malas tem capacidade para 506 litros e o destaque esta na linha de equipamentos disponíveis, como vidros elétricos dianteiros até na versão de entrada e air bag duplo também como item de série.
Produzido na Argentina o carro chega nas versões Expression com preço de R$41.190,00, e Privilège que sai por R$44.490,00.



HONDA PRODUZ NO BRASIL PRIMEIRA MOTO FLEX DO MUNDO

Uma grande sacada da Honda, lançar uma moto Flex, que com o uso do álcool tem um rendimento melhor, além de ser econômica e menos poluente. Muitos motoboys de São Paulo já estavam misturando álcool a gasolina para conseguir rentabilidade melhor nas suas viagens e então a Honda dá uma ajuda colocando á venda a CG 150 Titan Mix, que possui injeção de combustível e um central, mais simples que a dos carros nacionais, com quatro mapas fixos, que identificam o combustível em: só álcool, mais álcool, mais gasolina e só gasolina. Como a moto não tem tanque extra para partidas a frio, abaixo dos 17º é preciso ter no tanque um mínimo de 20% de gasolina e luzes no painel informam sea mistura esta correta.
A versão de entrada custa R$6.340,00 e a versão com freio a disco e partida elétrica sai por R$7.290,00






bChega as lojas o symbolUCEEor incrível que pareça no mês de fevereiro vendeu-se mais veículos do que em fevereiro de 2008, quando não havia crise. Foram pouco mais de 218 mil contra 211 mil do ano passado. É claro que a redução do IPI ajudou mas isso prova que a crise não esta afetando tanto o Brasil, pelo menos no setor automobilístico.
Passa fevereiro e vem março com a indústria fazendo uma série de lançamentos, que acabam aquecendo as vendas. Novidade na praça, atrai o consumidor as concessionárias.
A GM abriu o mês apresentando o Vectra GT Remix e GT-X Remix, depois a Volkswagen lança oficialmente dois modelos importados que haviam sido mostrados no Salão de São Paulo, o EOS e o Passat CC ( Coupé Cabriolet ). Depois foi a vez da Fiat lançar um carrinho muito divertido e rápido, o Punto T-Jet que vai ser chamado mesmo de Punto Turbo, aí veio a Citroën com o C4 Hatch que tem um pacote de equipamentos e acessórios muito bom, e colado a Mercedes Benz lança o coupé esportivo CLC 200 Kompressor que é produzido na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e também havia tido a sua avant premier no Salão de São Paulo. A imprensa especializada ficou viajando pelo país todo para testas estes carros e fazer as matérias para jornais, TV, internet, revistas, enfim, para todas as mídias e terminou a primeira quinzena de março mas não deu nem para descansar, a segunda começou com a Renault lançando o Symbol que substitui o Clio sedan e a Nissan trazendo para o mercado o Livina, ufa ! Além disso versões com novas motorizações e inovações tecnológicas chegaram ao mercado como o Volkswagen Bora com motor 2.0 Flex, o primeiro carro importado ( fora do mercosul ) com a tecnologia Flex, outro da Volks o Polo E-Flex, primeiro veículo flexível sem o reservatório de gasolina para partida a frio. A Mitsubishi apresentou o Pajero Sport Diesel 2010 com motor 2.5 de 150 cavalos, a Chevrolet agora esta disponibilizando o Prisma com motorização 1.0 Litro VHCE que pode desenvolver até 78 cavalos, e a Toyota lançou o modelo SW4 com motor a gasolina de 4 ou 6 cilindros. É muita novidade num mês só e ainda podemos falar do mercado das duas rodas onde a Honda, de uma só vez, apresentou três modelos. A CG150 Titan Mix, primeira moto do mundo com motor flex, um lançamento importantíssimo porque além da moto conseguir mais economia e produzir menos poluição, seu motor com injeção eletrônica de combustível, não precisa de tanque auxiliar para partida a frio. A NXR 150 Bros, moto com um desempenho bem homogêneo, graças a injeção eletrônica de combustível, e também a CG125 Cargo, mais direcionada para frotistas.
Em duas ou quatro rodas as coisas estão andando bem e só para vocês terem uma idéia, o Brasil que a poucos anos atrás era o 12º produtor mundial de automóveis, agora é o sexto, e outro dado importante é que a Honda, na sua fábrica de motocicletas em Manaus, esta produzindo aproximadamente 6.500 motocicletas por dia, é uma moto saindo da linha de produção a cada 8 segundos e no ano passado ela produziu 1.656.000 motos. Que continue assim.

* João Mendes é jornalista